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Base da ponte de Laguna entra em fase final

Vinte e três vãos de aduelas para a construção das pistas elevadas para travessia do canal de Laranjeiras, na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, estão em fase de conclusão. As 322 estruturas pré-moldadas estão depositadas no canteiro central e na frente da obra em Cabeçuda. A produção iniciou em abril do ano passado.

Na frente de obras, quatro vãos da futura ponte já foram construídos sobre os pilares e outros quatro vãos estão com as aduelas pré-moldadas concluídas, faltando o içamento.

Cada vão da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,60 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,65 metro de comprimento, mantendo as demais medidas. Cada unidade de 3,60 metros pesa cerca de 90 toneladas.

A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e estruturas de suporte provisórias especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas no projeto. O objetivo do consórcio é manter estoque de, ao menos, 16 unidades para dar suporte logístico ao transporte e instalação das aduelas.

Essa é a primeira de oito etapas para construção dos mastros. As aduelas serão acrescidas de abas laterais para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros. Ao todo, serão utilizadas 706 unidades de aduelas para construção das pistas da ponte sobre o canal de Laranjeiras.

Cuidados redobrados

Segundo Jornal Notisul, a construção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, é um empreendimento de grandes proporções e requer alguns cuidados da população, especialmente à comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto. A atenção também se estende aos pescadores e motoristas que trafegam pelo trecho. Para os pescadores que utilizam a Lagoa Santo Antônio dos Anjos é necessário atentar à circulação de balsas de serviço que transportam diversos equipamentos. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte. Os motoristas e pedestres, por vez, devem atentar à movimentação. A frente de trabalho está cercada por tapumes para evitar riscos desnecessários.