Geral

Bebê nasce com 5,9 quilos no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina

Yam nasceu de parto cesárea, com 53,5 centímetros

Foto: Ascom/Ideas

Um dos bebês mais pesados do Sul de Santa Catarina nasceu segunda-feira, dia 5, à noite no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma (SC). Yam Gabriel Antunes veio ao mundo com 5,968 quilos às 20h21min. Yam nasceu de parto cesárea, com 53,5 centímetros e é filho de Talita Paula Brilhantino da Rosa e de Gediel Antunes. A mamãe estava com 40 semanas de gestação.

O bebê é o mais pesado já nascido no Hmisc desde a inauguração da maternidade, em dezembro de 2018, acredita a coordenadora do Centro Obstétrico, Anne Kamilis Prudêncio Dias. “O mais próximo aqui na região pesava 5,3 quilos. Mas não foi no nosso hospital”, lembra Anne Kamilis.

Foi em 6 de agosto do ano passado, quando Valentim Puma Eler nasceu com 5,384 quilos, peso que equivale a uma criança de três meses, no Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, também no Sul do Estado. Na época chamado de “superbebê”, ele veio ao mundo por meio de cesariana com 55 centímetros.

Outro registro de “superbebê” no Sul do Estado foi há praticamente 25 anos. Em 15 de setembro de 1997, Diogo dos Santos nasceu no Hospital Regional de Araranguá com 7,42 quilos. Na época, foi considerado o maior bebê já nascido no Brasil. A mãe Maria Graça dos Santos era empregada doméstica e tinha 25 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, meninas nascem pesando, em média, três quilos, enquanto meninos nascem com 3,3 quilos. Segundo a entidade, o esperado é quem recém-nascido tenha entre 2,5 quilos e 3,9 quilos. Acima de quatro quilos, o recém-nascido já é tratado como um bebê GIG (grande para a idade gestacional). O termo é usado para recém-nascidos cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos bebês com a mesma idade gestacional.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pela organização social Ideas em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.

Via: TN Sul

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável