Política

Biometria: obrigatoriedade é para apenas dois municípios da região

Foto: Divulgação

Dia 9 de maio encerra o prazo para o cadastramento biométrico nos cartórios eleitorais. Na região, a obrigatoriedade para as próximas eleições é apenas para dois municípios: Pescaria Brava e Imaruí. Nestas duas cidades, o recadastramento eleitoral foi feito no ano passado e, com isso, já foi realizada a biometria.

De acordo com a analista judicial do Cartório Eleitoral de Laguna, Katiucy Besen Pedroso, foi feita a revisão eleitoral no ano passado com os eleitores de Pescaria Brava e, paralelo à revisão, já foi realizada a biometria obrigatória. Dos 7.185 eleitores, segundo ela, 5.608 já regularizaram a situação no ano passado mesmo. No entanto, 1.577 inscrições foram canceladas, porque os eleitores não compareceram no prazo para a revisão.

“Mas, até 9 de maio, eles ainda podem vir até o cartório para regularizar a sua situação e fazer o cadastro biométrico. Destes 1.577, em torno de 300 já vieram este ano acertar o seu cadastro. É bom lembrar que os que não regularizarem, não poderão votar nestas eleições”, explica Katiucy.

Em Imaruí, também houve revisão eleitoral e o município atingiu 80% dos 10,2 mil eleitores até 27 de outubro do ano passado. “Na revisão eleitoral, quando também já foi realizada a biometria obrigatória para o nosso município, 8.537 eleitores foram devidamente cadastrados e estão com sua situação em dia. Acreditamos que, até 9 de maio, mais eleitores devam comparecer para regularizar sua situação. Mas também muitos não moram mais no município ou são idosos que não possuem a obrigatoriedade de votar”, comenta o chefe do Cartório Eleitoral de Imaruí, Roni Fortunato Martins.

Nas demais cidades da região, ainda não há obrigatoriedade da biometria para estas eleições, mas mesmo assim muitos eleitores já se anteciparam e fizeram o cadastro. Em Tubarão, 30% dos 76.960 eleitores já estão com a biometria. Em 2019, a biometria será obrigatória em todo o país.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Mensagem sobre multa para quem não fizer biometria é falsa

PSD, PP e PSB

Dilema Progressista

O analista político e colunista Vilmar Dal Bó comenta sobre a mobilização em torno da pré-candidatura do ex-governador Esperidião Amim e as coligações pelo Estado

Polícia Federal investiga crimes eleitorais em Criciúma, Içara e Morro da Fumaça