Poder Executivo

Boa safra promete quantidade e qualidade de fumo em Orleans

A fumicultura alcançou o volume de R$ 37.829,235,31 na safra 2017, com mais de 500 produtores cadastrados, representando em torno de 18% da riqueza gerada pela agricultura.

Fotos: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

Na comunidade do Curral Falso, interior de Orleans, mora a família de Éder Marqueti Lourenço, com seis integrantes, que trabalham com fumo e produção de leite. A maior parte da renda advém da fumicultura. Nesta safra, que está na fase da colheita, a expectativa é de produzir mais de 12 toneladas. Conforme o produtor, o tempo está colaborando, com as chuvas frequentes e sol na medida.

O agricultor, que planta a variedade de fumo Virgínia, relata que esta é uma atividade importante para as pequenas propriedades rurais, mas que exige trabalho e cuidados constantes. “A fumicultura é uma das culturas que podem ser praticadas na pequena propriedade rural e continua sendo ótima para incrementar a fonte de renda”, pontua.

Para Orleans, a agricultura é um dos carros-chefe da economia local, ao lado da indústria e comércio. O prefeito Jorge Koch defende que a Administração Municipal, ao dar condições para a Secretaria de Agricultura desenvolver competitividade no campo de Orleans, com boas estradas, técnicos, máquinas, caminhões e equipamentos modernos, incentiva os agricultores, gerando importante fonte de geração de renda para o município. “A ideia é promover o desenvolvimento rural sustentável e dar condições para o colono se transformar em empresário rural”, salientou o prefeito.

O secretário da Agricultura, Cristóvão Croceta, explica que a fumicultura representa para Orleans o volume de R$ 37.829,235,31 na safra 2017, com mais de 500 produtores cadastrados, representando em torno de 18% de toda riqueza gerada pela agricultura do município.

Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

[soliloquy id="304570"]

Notícias Relacionadas

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos dos Programas da Secretaria da Agricultura de SC

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, em Santa Catarina são quase 170 mil agricultoras e mais de 6,9 mil propriedades rurais administradas por jovens.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans