Geral

“Boca” sul do túnel do Morro do Formigão começa ganhar forma

Foto: Muriel Albonico

Foto: Muriel Albonico

O futuro emboque (primeira e principal parte de um túnel) Sul, no túnel do Morro do Formigão, toma forma com os trabalhos de remoção de rochas por detonação de explosivos, realizados nos últimos dias. Esta foi a primeira frente de obras do empreendimento, localizado entre o KM 337,8 ao KM 338,7 da BR-101, no bairro Fábio Silva, em Tubarão.

A retirada de solo vem criando taludes na encosta do morro, recoberta por concreto, para evitar erosão. A parede se eleva do nível da pista ao topo do maciço rochoso, próximo à comunidade de Sertão dos Corrêas, e alcança 30 metros de altura. Toda a elevação recebeu a instalação de armações de ferragem (ganchos), inseridos na parede do talude, ligados às telas trançadas com barras de ferro e recobertas com concreto. O conjunto de processos evita que a erosão do terreno possa agir sobre a encosta, prejudicando a entrada do túnel.

O túnel do Morro do Formigão – A construção do túnel para transposição do Morro do Formigão integra a segunda etapa das obras de ampliação da capacidade e modernização da BR-101 Sul Palhoça/SC – Osório/RS, juntamente a construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna. As obras, em Tubarão, estão concentradas entre o KM 337 ao KM 339 da rodovia federal.

Saiba mais – Quando pronta, a obra totalizará 900 metros, sendo 530 metros de extensão em rocha escavada e mais 370 metros nos acessos necessários aos dois emboques. De acordo com o projeto, o túnel terá 11,72 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda. Ainda estão projetadas duas proteções de concreto em cada bordo da pista e proteção para o passeio público. O lote de obras inicia no km 337,8, após alça de acesso entre a SC-390 (Tubarão a Orleans) a BR-101 Sul e termina no km 338,7, próximo ao acesso ao Sertão dos Corrêas.

Colaboração: Muriel Albonico/Comunicação Dnit