Geral

Bolas gigantes de gelo caem durante temporal no RS; SC tem alerta

Fenômeno foi registrado em São Francisco de Paula

Fotos: Metsul

Um temporal assustou moradores em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, no fim da tarde de sexta-feira (9). O vento forte começou por volta das 16h30min, seguido de chuva e pedras de gelo.

De acordo com a Defesa Civil do município, na região dos Campos de Cima da Serra, contabiliza mais de 200 casas danificadas por causa do granizo. As localidades de Rincão dos Kroeff, Recosta e Boa Vista foram as mais atingidas no interior. Na área urbana, os maiores danos ocorreram nos bairros Britadeira e Campo do Meio.

Lonas foram distribuídas para os moradores. Granizo também foi registrado em Imbé e Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na sexta-feira, mas não há registro de danos.

SC em alerta

O calor não durou muito em Santa Catarina. O fim de semana promete uma queda das temperaturas com avanço de frente fria pelo território. Com isso poderão ser vistas em algumas regiões elevadas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana temperaturas mínimas de até -4ºC e geada. Outras regiões estimam máximas variando de 15ºC a 23ºC.

A partir da tarde de sábado, uma massa de ar frio chega ao Estado, fazendo as temperaturas cair. Somado a forte presença de nuvens, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia, com máximas chegando aos 15°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 21°C nas demais regiões.

No entanto, nem só o frio vai ser destaque nesse fim de semana. Já que os ventos – vindo do Sul – vão registrar rajadas moderadas a fortes, com chance média de ocorrências.

No domingo, segundo a Defesa Civil, o tempo abre um pouco de manhã, com o sol aparecendo entre as nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Mas isso é só momentâneo, com o clima voltando a mudar com o retorno de chuva.

O fenômeno tem início pelo Oeste e vai se estender pelas demais regiões do Estado, com chance de temporais. Além disso, durante a manhã, as temperaturas vão ser favoráveis para a formação de geada no Meio-Oeste e na Grande Florianópolis Serrana.

Com informações ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável