Geral

Boto conhecido por viver no Canal da Barra em Laguna estaria preso no rio Tubarão no Km 60

O boto Caroba é fêmea e ficou conhecido em 2020 por ter aparecido com um saco plástico preso ao seu corpo. 

Foto: Agora Laguna

Caroba, boto que tem habitat natural no Canal da Barra, continua no rio Tubarão, na região do bairro Km 60, segundo informou o sargento Robson Vieira, da Polícia Militar Ambiental (PMA).

“Fizemos uma tentativa de fazer com que ele voltasse para o rio em si e seguisse para o Complexo Lagunar, mas em determinado momento, numa curva do rio, ele retornou para onde estava”, disse.

Uma nova tentativa será feita nessa sexta-feira, 30. “Temos de fazer uma ação técnica, dentro da legalidade”, reforça o policial. O boto Caroba é fêmea e ficou conhecido em 2020 por ter aparecido com um saco plástico preso ao seu corpo.

Foto Cida Hoffmann Arquivo pessoalO registro foi feito no final de dezembro do ano passado pela fotógrafa Cida Hoffmann e mostrava nadando normalmente nas águas do Canal da Barra com um saco de lixo preso na em sua nadadeira. Na época a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna informou que não possuía mais detalhes sobre o caso, e que não podia afirmar se o animal tinha conseguido se soltar do plástico. “Acredito que ele tenha se soltado do saco de lixo, senão teríamos recebido ligações sobre”, disse na oportunidade o capitão Fernando Magoga, comandante da corporação.

Redes de pesca são apreendidas no Rio Tubarão

Uma operação deflagrada, pela Polícia Militar Ambiental (PMA), resultou na apreensão de pelo menos sete redes de emalhe. Os apetrechos de pesca estavam colocados nas proximidades da região do Km 60. A corporação foi até o local para monitorar a presença do boto Caroba.

Foto: Divulgação PMA

As redes apreendidas foram levadas para o quartel da corporação.

Via Agora Laguna*

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável