Geral

Braço do Norte completa 58 anos de emancipação

Braço do Norte comemora hoje 58 anos de emancipação político-administrativa. Colonizada no século 19 por alemães, italianos e portugueses, a emancipação ocorreu em 22 de outubro de 1955. Mas a história inicia em meados de 1862, quando famílias vindas da capital Desterro se instalaram na rota dos tropeiros, que faziam a ligação Planalto e Litoral.

Atualmente, a economia da cidade é diversificada e atinge tanto a agricultura quanto o setor industrial, além de oferecer um comércio forte. Na agricultura e pecuária, Braço do Norte se destaca na produção de fumo e pela criação de Gado Jersey, já que o município foi nomeado recentemente como capital nacional da raça.

Na indústria, é destaque o setor moldureiro e, apesar da crise devido à concorrência com o mercado internacional, o setor ainda é referência nacional. Com a crise, Braço do Norte mostrou sua grande força de trabalho e empreendedorismo e diversificou seu mercado. Hoje, o município é destaque em inúmeras áreas industriais, como no setor plástico, de alimentos, metalomecânico, sistemas e facções. É na suinocultura que Braço do Norte conquistou o mercado internacional e começa a exportar suas carcaças para o Japão.

É com uma economia forte que as entidades do Vale, CDL e Acivale lutam para oferecer à população melhores condições de vida e de trabalho. A bandeira das entidades tem sido pela capacitação profissional e aperfeiçoamento técnico.

“Nesses 58 anos podemos ver uma grande evolução em todas as áreas, mas que ainda são recentes e devem se fundamentar e ampliar ainda mais”, afirma o secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino.

Braço do Norte cresce em um ritmo maior que outras importantes economias. Segundo pesquisa de IDH realizada em 2000, Braço do Norte possui um índice de desenvolvimento humano de 0,846, considerado de alto desenvolvimento, ocupando a 15ª posição no Estado e 44ª no país. “Braço do Norte tem uma história de lutas e grandes conquistas. Nosso povo é empreendedor e inovador, somos reconhecidos por isso.

Crescemos e evoluímos a cada dia e estamos caminhando para um futuro promissor e de realizações. É uma honra contribuir para que Braço do Norte ofereça aos seus cidadãos qualidade de vida. Tenho muito orgulho de ser braçonortense”, declara Marcelino.

De acordo com o prefeito, Ademir Matos, muitas conquistas devem ocorrer até ano que vem. “Temos muitos motivos para comemorar o bom desempenho das ações na cidade e a previsão é de muitas outras conquistas para 2014”, comemora.

Programação

Conforme o Jornal Diário do Sul, a prefeitura, através da secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, promoveu a Semana do Município. Hoje ocorre o Dia da Ação Social, com atendimentos em inúmeras áreas, como saúde, com a verificação de pressão, teste de glicemia e outras orientações. Já a partir das 16h inicia a final do Festival Estudantil da Canção, com shows da dupla Mano Vitor e Ramon e de Evandro Rodrigues e banda. Brinquedos infláveis farão a alegria da garotada.