Geral

Caçador adere o Programa Família Acolhedora de Içara

Técnicos da cidade de Imaruí buscaram informações para a reabertura do serviço no município

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

O programa Família Acolhedora, desenvolvido pelo Governo de Içara, por meio da secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, se tornou referência para municípios catarinenses.

No mês passado, técnicos da cidade de Caçador estiveram em Içara para conhecer o programa, que também é modelo para o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Na tarde de ontem foi a vez de profissionais do município de Imaruí.

De acordo com a Secretária de Promoção Social da cidade visitante, Sabrina Feliciano da Conceição, o governo de Imaruí pretende reimplantar o programa. “Pretendemos reimplantar este serviço em nosso município, uma vez que o mesmo deixou de funcionar em 2007. Buscamos informações em Içara por causa do trabalho de excelência realizado na cidade e muito bem recomendado pelos conhecedores da área”, explicou Sabrina, acompanhada da assistente social da Gestão, Ana Cláudia Soares dos Santos e da psicóloga Deise May Arona Velane.

“O trabalho funciona em rede com a parceria de vários setores. A troca de experiência com outras cidades, que têm nosso trabalho como referência, nos dá a sensação de dever cumprido mesmo sabendo que muito vem sendo feito e pode ser feito. E esse é o nosso objetivo, zerar o número de crianças em acolhimento. Hoje são apenas dois, mas já tivemos 46 acolhidos”, explicou Luis Claiton acrescentando que quando o retorno acontece toda família continua recebendo acompanhamento por seis meses.

“Em Içara temos, atualmente, cinco famílias acolhedoras cadastradas. Além do acompanhamento de profissionais, oferta de qualificação profissionais e atividades extra escolar para as crianças e adolescentes nossa equipe promove encontros com as famílias acolhedoras bimestralmente e ainda organiza reuniões individuais sempre que necessário. As atividades são feitas com os acolhidos e com os acolhedores, pois essa é uma maneira de fortalecermos os vínculos e mantermos a proximidade”, ressaltou a secretária de Assistência, Juci Fernandes.

Além da secretária de Assistência Social de Içara também participaram do encontro a Assistente Social, Gisele Guedin, coordenadora do CRAES, Priscila Fernandes, e os técnicos do Programa Família Acolhedora, psicólogo Luis Claiton Medeiros Ehlers, e a pedagoga Ana Maria da Rosa Pereira. Içara ainda tem na agenda a visita de profissionais da cidade de Forquilhinha.

O que é o programa Família Acolhedora

Como o nome declara, é um serviço que acolhe crianças e adolescentes, afastados da família por medida protetiva, em residência de famílias acolhedoras previamente cadastradas. Esta modalidade é prevista até que seja possível o retorno à família de origem, família extensa ou o encaminhamento para adoção.

Números do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Içara

Em Içara, o serviço completará 11 anos no segundo semestre. Nesse período foram 155 crianças acolhidas e mais de 170 acolhimentos, uma vez que algumas das crianças voltaram à Família Acolhedora.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara