Poder Legislativo

Câmara de Vereadores confere Diploma Mulher Cidadã Urussanguense

Uma noite de homenagens aconteceu nesta terça-feira (8) na Câmara de Vereadores de Urussanga. A Sessão Solene deste ano, para entrega do Diploma Mulher cidadã Urussanguense, coincidiu com o dia internacional da mulher. O Diploma é outorgado anualmente e homenageia as mulheres  pelas suas obras sociais e contribuições na defesa dos direitos da população.

A vereadora Izolete Duarte Vieira Gastaldon (PP) discursou em nome do legislativo e ressaltou o comprometimento das homenageadas com as causas sociais, entidades e o envolvimento com a melhoria da qualidade de vida da sociedade urussanguense. Disse ainda, que gostaria de externar respeito, carinho e admiração e agradeceu por todo o exemplo que diariamente as homenageadas proporcionam“A mulher cria, vai à luta, é guerreira e busca. Ela espera, tem paciência, é ternura e brandura. Sabe suportar a dor com maestria, e ao mesmo tempo, consegue ser porto seguro às pessoas ao seu redor. Toda mulher é você, sou eu, somos nós”, concluiu a vereadora.

Maria de Lourdes Campos Vendramini falou em nome das homenageadas e destacou a importância da luta pela igualdade entre homens e mulheres como forma de construção de um mundo melhor e mais justo. “Fomos criados para sermos iguais, lutar pelo bem comum, vencer os desafios e construirmos um mundo de paz”, afirmou.

A presidente do Legislativo Vanir Zuleima Mazzucco Cacciatori (PMDB) afirmou que as homenageadas são merecedoras do respeito de todos, pois se dedicam ao próximo, levantando diariamente as bandeiras da igualdade e da solidariedade.

O Prefeito municipal Johnny Felippe ressaltou a importância de cada uma na história de Urussanga e disse que o Diploma de Mulher Cidadã é um reconhecimento importante concedido pela Câmara de Vereadores.

Confira quem foram as homenageadas:

DAIZI BERNARDES MARTINS

É fundadora da Pastoral Afro da Diocese de Criciúma e Tubarão; e da Pastoral Afro Nelson Mandela na Comunidade de Santana, em Urussanga, onde também foi catequista e professora. A indicação foi feita pela vereadora Daniela Piacentini Visintim (PMDB).

MARIA DE LOURDES CAMPOS VENDRAMINI

Iniciou suas atividades profissionais em 1959, como professora, em Urussanga. Foi enfermeira no Hospital Nossa Senhora da Conceição, também em Urussanga. Atuou como ministra de eucaristia, membro do Apostolado da Oração e da Legião de Maria, participou de grupos de famílias e do Comitê da Cidadania. Em 2000, foi agraciada pela Câmara Municipal de Urussanga, com o título de Cidadã Honorária. Atualmente, é professora aposentada. A indicação foi feita pela Associação Damas de Caridade de Urussanga através de sua presidente Maria Ivany Zanelatto Peron.

MARIA ISABEL BETTIOL FELTRIN

Dentre os avanços resultantes de suas atividades, destacam-se: a nucleação das escolas; a criação da primeira escola municipal de informática, com atendimento à população em geral; a instituição de escolas infantis e de festival de dança na rede municipal de ensino; o incentivo a trabalhos de combate ao uso de drogas nas escolas; a implantação da disciplina de língua italiana na grade curricular das escolas municipais de Urussanga; e a priorização da qualidade da merenda escolar, como forma de melhoria da nutrição dos estudantes, redução da evasão escolar e promoção de hábitos alimentares saudáveis. A indicação foi feita pela vereadora Izolete Duarte Vieira Gastaldon (PP).

ROSA MIOTELLO

Desenvolveu diversas atividades nas Pastorais da Igreja, como: catequista, coordenadora paroquial de catequese, ministra extraordinária da eucaristia, organizadora e palestrante em cursos de batismo; organizadora de equipes de liturgias. Desde abril de 1975, atuou como auxiliar de Monsenhor Agenor Neves Marques, no programa “Andorinha Mensageira”. A indicação foi feita pela vereadora Vanir Zuleima Mazzucco Cacciatori (PMDB).

ROSEMERI MAFRA DA SILVA

Há mais de vinte anos, desenvolve trabalho voluntário e não-governamental como seareira no Centro Espírita Emanuel, em Urussanga. Suas atividades têm como objetivo ajudar os necessitados, por meio de doações de alimentos arrecadados na comunidade. Além disso, leva carinho, conforto e palavras amigas a quem precisa, com espiritualidade e bondade. A indicação foi feita pelo vereador Elson Roberto Ramos (PMDB).

STELA MARIS DE AGOSTIN TALAMINI

Dentre os avanços resultantes de seu trabalho, destacam-se: a criação do Festival de Dança e Música do Cólegio Monsenhor Agenor Neves Marques; a criação de cursos profissionalizantes e a implantação do Projeto de Educação Inclusiva em Urussanga, que se tornou referência a níveis regional e estadual; a implantação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino e do Projeto Professor em Ação; o desenvolvimento de projetos escolares tais quais “Arte na Escola”, horta orgânica e coleta seletiva. A indicação foi feita pelo vereador Omero De Bona (PP).

Colaboração: Wilson Adriani – Assessor de Imprensa/Câmara de Vereadores Urussanga

[soliloquy id=”171234″]