Geral

Campanha Outubro Rosa é lançada oficialmente no Parque das Nações

A cidade de Criciúma está mais rosa desde as 19h dessa terça-feira (1). Tudo porque foi aberta oficialmente a programação do Outubro Rosa no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Durante todo o mês, a população será alertada sobre a detecção precoce do câncer de mama e outros tipos da doença na mulher. O evento está sendo realizado pela Secretaria do Sistema de Saúde, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Associação Amor a Vida (AMOVI), Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), entre outras entidades.

Para o prefeito municipal Márcio Búrigo, que esteve acompanhado de vice-prefeito, Verceli Nunes Coral, o Outubro Rosa é uma porta de entrada para que as pessoas procurem conhecer melhor como lidar com essa doença. “Essa noite é a mais importante no mês de outubro. A nossa chaminé, que fica na porta de entrada da cidade já está sinalizando a lembrança de que este mês temos que dar visibilidade a saúde das nossas mulheres criciumenses. Para diminuir a ação dessa doença tão mortal e maligna, temos que promover ações como essa. Esse mês é um mês de celebrar por aqueles que são agraciados com o diagnóstico precoce”, relatou Búrigo.

A campanha do Outubro Rosa, teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo e incentivar as mulheres a respeito da prevenção da doença. A doença, quando descoberta na fase inicial, possui cerca de 95% de chance de cura. Entre janeiro de 2012 e agosto de 2013, a cidade de Criciúma detectou 120 novos casos de câncer de mama e 88 casos da doença de colo de útero.

A secretária de Saúde, Geovânia de Sá, acredita que é preciso as pessoas se conscientizarem sobre a importância do diagnóstico antecipado da doença, mas o mais importante é trabalhar a prevenção. “Para nós este é o momento de orientar as mulheres para que façam o autoexame, pois esta é uma das formas de detectar a doença. Muitas pessoas já passaram por isso e sabem da importância que tem o diagnóstico cedo”, lembrou a secretária.

Segundo o médico mastologista, Érik Winnikow, a Secretaria visa conscientizar o maior número possível de mulheres e até mesmo homens que podem orientar as mulheres de sua família sobre a importância de se buscar ajuda. “Esse evento que acontece no mundo inteiro é de extrema importância. Quanto mais cedo o problema for encontrado mais fácil de solucioná-lo. É um momento muito difícil na vida das pessoas. Em 2030 o câncer será considerado uma das principais causas de morte no mundo. Essas ações de conscientização da maior chance de cura”, destacou o médico.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom PMC

[soliloquy id=”41342″]