Geral

Campanha visa uso racional de medicamentos em Criciúma

Uma ação para conscientizar a população sobre a importância do uso racional de medicamentos será realizada na próxima quinta-feira (9), na Praça Nereu Ramos, das 9h às 16 horas. A ação é promovida em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da secretaria do sistema de Saúde, com o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC) e com o curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Para a secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá, está é uma oportunidade para divulgar a importância do profissional farmacêutico epara que eles possam receber uma orientação de como utilizar os medicamentos de forma correta. “A campanha serve como estratégia que evita a automedicação, um dos grandes desafios enfrentados pela política do uso racional de medicamentos. Tenho certeza que a promoção do uso racional de remédios é uma ferramenta importante para, senão eliminar, minimizar problemas como a automedicação e os efeitos adversos”, destacou a secretária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem remédios apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Letícia Vieira Oliveira Rodrigues, é muito importante que as pessoas tenham cuidado ao tomar medicamentos não indicados. “Sabemos que o medicamento é um dos componentes no tratamento de alguma patologia ou doença, por isso a importância do uso racional, pois além do mesmo existem outros envolvidos, como a mudança nos hábitos de vida, como atividade física. E o mais importante de tudo é sempre procurar um médico que indique o remédio correto para cada situação”, ressaltou a coordenadora.

Segundo a farmacêutica do NASF Greice Kauling, a campanha visa alertar a população de que medicamento é coisa séria e que seu uso incorreto pode acarretar vários problemas graves à saúde. “A proposta de alívio imediato do sofrimento proporcionado pelos medicamentos, como se fosse um passo de mágica, é um apelo atraente, mas tem preço. Este preço nem sempre restringe ao desembolso financeiroe pode ser descontado na própria saúde”, afirma Greice.

Durante o evento, o NASF realizará atividades lúdicas sobre o uso racional de medicamentos e mediante participação das pessoas distribuirá mudas de plantas frutíferas e ornamentais e material educativo sobre o uso correto dos medicamentos.

Michele Peplau de Boit, que também é farmacêutica do NASF, diz que os farmacêuticos realizam suas ações na lógica do apoio matricial, desenvolvendo ações de apoio técnico às equipes de Estratégias Saúde da Família e apoio assistencial aos usuários das unidades de saúde. “Esse apoio assistencial à comunidade serve para que a mesma possa compreender melhor sobre sua saúde e assim desenvolver atitudes que reflitam no autocuidado e com isso melhorar sua qualidade de vida”, comentou a farmacêutica.

Milena dos Santos/Decom Prefeitura de Criciúma