Segurança

Candidato a presidente do Equador é morto a tiros; veja momento do ataque

Fernando Villavicencio era um dos oito aspirantes ao cargo executivo no país, que vem sofrendo um aumento da violência

Foto: Carlos Granja Medranda

Fernando Villavicencio Valencia, de 59 anos, um dos oito candidatos à Presidência do Equador pelo partido de esquerda Movimento Construye, foi morto a tiros por pistoleiros após realizar um comício na capital, Quito. Segundo o jornal local El Universo, Valencia recebeu três tiros na cabeça no momento em que entrou em seu carro.

Segundo familiares de Valencia, que era jornalista investigativo, ele ficou estendido no chão após ser baleado e foi imediatamente transferido para a Clínica de La Mujer, onde médicos confirmaram sua morte. O ataque ocorreu por volta das 18h20 (horário local; 20h20, em Brasília).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que Valencia é baleado. Instantes depois, as pessoas que estavam no local são vistas agachadas e ajoelhadas no chão, na tentativa de se protegerem de balas perdidas.

Assista ao momento do ataque:

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, condenou o ataque contra Valencia e prestou solidariedade à família do político.

Em julho, o prefeito da cidade costeira de Manta, Agustín Intriago, foi morto a tiros em um “ataque armado” enquanto visitava um canteiro de obras naquela que é uma das cidades mais importantes do país. Uma mulher que o acompanhava também morreu.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações do Portal R7