Geral

Carbonífera Catarinense é certificada com a versão atual da Norma ISO 14001

Carbonífera Catarinense

Foto: Divulgação / Carbonífera Catarinense

A Carbonífera Catarinense, com sede em Lauro Müller, foi novamente a primeira empresa da região a receber a certificação ambiental com a versão atual da Norma ISO 14001 pelo órgão certificador BRTÜV.

Conforme informações da Carbonífera Catarinense, através do Sistema de Gestão Ambiental, a empresa também foi a primeira mineradora de carvão a ser certificada pela Norma ISO 14001 em 2005. O sistema abrange todo o complexo produtivo, desde a extração do carvão, passando pelo beneficiamento até o transporte ao cliente final.

A Norma ISO 14001 é referência mundial em relação à proteção ao meio ambiente e a Carbonífera Catarinense segue implementando ações nesta área. “Extrair e beneficiar sempre priorizando o bem estar e segurança dos colaboradores, além de manter o respeito ao meio ambiente” é um dos valores da empresa.

Para isso, possui um rígido controle do atendimento à legislação ambiental e todas as suas unidades são licenciadas pelo órgão ambiental responsável. “A fim de que todos executem suas atividades de forma responsável, a empresa realiza treinamentos e simulados de emergência frequentes com seus funcionários e terceiros, garantindo que todos tenham conhecimento dos procedimentos corretos de suas ações para minimizar os seus impactos ao meio ambiente”, explica o site do empreendimento.

Quando iniciou as atividades em 1999, a carbonífera assumiu a responsabilidade de recuperar uma área total de aproximadamente 530 hectares, degradada pela atividade de mineração de carvão por outras empresas a partir da década de 40. De 2008 a abril de 2016, a empresa já havia recuperado 140 hectares, representando mais de 25% dessas áreas, além de 195 Bocas de Minas Abandonadas – BMA. Neste mesmo período, foram plantadas por volta de 13 mil mudas de espécies nativas nas áreas de preservação permanente.

Notícias Relacionadas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão

Caça ilegal no interior de Orleans será debatida em live pelo Instagram nesta sexta-feira

A transmissão ocorrerá pelo perfil @orleansviva, a partir das 19 horas.