Economia

Carvão mineral volta a ser discutido em audiência pública, em Brasília

A Comissão de Minas e Energia irá promover amanhã audiência pública sobre carvão mineral na Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência, solicitada pelo deputado federal Ronaldo Benedet, acontecerá às 11h, no plenário 14, e irá discutir a participação do carvão mineral na matriz energética brasileira.

Os recursos do carvão hoje conhecidos representam, segundo o Balanço Energético Nacional (BEN2012), 42% dos recursos energéticos nacionais, equivalendo em energia ao petróleo, incluindo os recursos do pré-sal. Conforme matéria do Clicatribuna, essas características do carvão nacional delimitam, dentre os diversos usos do minério, o mercado potencial do produto nacional.

"Essas tendências apontam a possibilidade de expandir e consolidar a indústria de carvão no Brasil e, para isso, é necessário estabelecer uma política industrial para o carvão no Brasil. Por isso, precisamos propor medidas de política que permitam maior adequação do uso do carvão à operação eficiente e sustentável das unidades do setor e que, como consequência, induzam maior utilização do carvão mineral produzido no país", destacou o autor do requerimento, o deputado federal Ronaldo Benedet.