Geral

Casa do Artesanato tem previsão para abrir em novembro

Um lugar onde as artesãs de Laguna poderão exibir e vender suas peças.  Esse é o principal objetivo da Casa do Artesanato. O projeto é uma parceria entre a Camargo Correa, o Instituto Meio e a Fundação Irmã Vera.  A administração municipal quem cedeu um espaço. O prédio era uma antiga estação de energia da cidade e será revitalizado.  A Casa vai funcionar na rua Voluntário Carpes, no Centro Histórico. A obra vai custar aproximadamente 589 mi reais e tem previsão para ser concluída em novembro.

Na última terça, os realizadores do projeto se reuniram com a associação de artesãs Novo Arco Íris, para explicar como será realizado o processo. No momento, quatro associações irão participar do projeto: Novo Arco Íris, Nossa Terra, Artes do Mar e a Casa de Anita.

São aproximadamente 50 mulheres. O próximo passo da prefeitura é qualificar as artesãs e também o material produzido por elas. Durante o período de revitalização do prédio serão oferecidas oficinas, onde elas terão a oportunidade de aprender a melhorar suas peças.

Para o consultor do projeto, integrante do Instituto Meio, Nilson Valdir, as participantes precisam se qualificar para ter acesso a um maior mercado de trabalho. “Em Laguna há um material muito rico para fazer artesanato, entretanto, as artesãs precisam trabalhar de acordo com a realidade de custo e venda. Para que isso aconteça é necessário melhorar a qualidade dos produtos”, afirma.

As artesãs produzem peças com conchas e escamas de peixes. Também pintam personagens históricos do município e da natureza em peças de tecidos. A presidente da Associação Novo Arco Íris, Valmira Golçakves (Kaka), está contente com a iniciativa. “Essa é uma oportunidade única de promover nossa geração de renda. Fazer parte deste projeto é maravilhoso”, comenta.

A representante do consórcio Camargo Correa, Andrea da Silveira Zerefino, acredita que o local trará um novo olhar para o artesanato. “As artesãs nunca tiveram a oportunidade de ter um lugar próprio para comercialização de seus produtos. Como lagunense, acredito que a casa vai trazer muitos benefícios pra cidade”, afirma.

A Casa do Artesanato faz parte do projeto Bem Querer, da Fundação Irmã Vera, que visa gerar emprego e renda para a cidade. De acordo com a presidente da Fundação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, as participantes estão empolgadas em fortalecer o lado profissional. “Hoje, o projeto é uma realidade. Unir forças em prol de um objetivo coletivo é muito gratificante”.

[soliloquy id=”35395″]