Geral

Casa Guido realiza 1ª Caminhada Dourada em combate ao câncer

Foto: Mayara Cardoso/Clicatribuna

Foto: Mayara Cardoso/Clicatribuna

Pequenas ações que informam e conscientizam sobre a prevenção podem estimular e contribuir para a luta contra câncer infantil. Pensando em reunir familiares, voluntários, amigos e pacientes, a Casa Guido realizou a 1ª “Caminhada Dourada” durante a manhã de sábado (21). A ação foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto Juvenil, que foi celebrado no domingo (22). Aproximadamente 300 pessoas se reuniram em frente à instituição, seguindo a pé até o Parque das Nações Cincinato Naspolini.

Tocando músicas infantis, um ônibus temático acompanhou a multidão durante todo o percurso, transportando crianças e alguns dos pacientes da Casa Guido. Para garantir a segurança dos participantes, a movimentação foi escoltada tanto pela Polícia Civil quanto pela Guarda Municipal. De acordo com o presidente da instituição, Otílio Paulo Miranda Pereira, o objetivo da ação é dar visibilidade e informar a população para estarem atentas aos sinais e procurarem um médico o quanto antes.

“É fundamental para a instituição realizar esta campanha, para que as pessoas não cheguem até nós em um grau avançado. O diagnóstico ajuda no êxito do tratamento, oferecendo de 70% a 80% de chances de cura”, orienta o presidente. Junto à campanha, a Casa Guido aproveitou para celebrar os cinco anos de fundação, comemorado neste domingo. Além da campanha, o dia 23 de novembro é a data que registra os 10 anos da morte do filho de Pereira, vítima do câncer.

“Esta campanha é uma questão minha. Já realizamos panfletagens, seminários, mas este ano optamos por fazer a caminhada para integrar mais as pessoas”, conta. Com a filha de sete anos em tratamento para leucemia, Marseu Martins acompanhou a menina na ida até o Parque das Nações. Há um ano a criança está em tratamento e ontem foi acompanhada pelos pais e familiares na ação que tem o poder de alimentar a esperança das crianças. “Essa caminhada é algo muito bom, faz muita diferença para todos nós, oferecendo muita força. Serve muito para mobilizar e conscientizar todas essas pessoas”, enfatiza.

Mas, nem todos os pais que participaram lidam diariamente com a luta do câncer. Muitos, apenas foram solidários com a causa, como é o caso de Daniel Motta, técnico de produção. “Sou pai de dois filhos, nenhum deles é portador de câncer. Mas, quem sabe no futuro, até mesmo com meus netos, esta informação fará diferença”, conta. 

Sinais

O câncer infantil apresenta diferentes sinais que devem ser atentamente percebidos por pais e responsáveis. Entre os principais estão: Caroço em qualquer parte do corpo; febre prolongada sem causa definida; palidez inexplicada; emagrecimento voluntário; aumento progressivo da barriga; aumento do volume de pernas e braços junto de dor; reflexo esbranquiçado no olho na incidência de luz; irritabilidade, agressividade ou perda de ânimo, dor de cabeça com vômito pela manhã; anemia com dor nas pernas; manchas roxas e pontos vermelhos espalhados pelo corpo; aumento significativo de um dos olhos e sangramentos.

Com informações do Portal Clicatribuna