Saúde

Caso de chikungunya é confirmado em Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O quarto foco do mosquito Aedes aegypti em Tubarão foi identificado na terça-feira. A coleta foi realizada em uma armadilha no bairro Morrotes, próximo à BR-101. O primeiro caso de febre chikungunya na Cidade Azul foi registrado nesta semana. O caso é considerado importado, pois o cidadão veio de outro estado com a doença.

O laudo técnico confirmou sete larvas positivas para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ontem, conforme a prefeitura, os agentes de endemias realizaram a varredura no raio de 300 metros, para identificar outros possíveis criadouros.

Os dados de dengue continuam sem aumento de casos confirmados, sendo um caso importado, até o momento. O município de Tubarão encaminhou 24 casos para análise laboratorial, sendo que 13 já foram descartados. Em relação ao zika vírus, dois casos estão em investigação, sendo que se forem confirmados são considerados importados.A prefeitura intensifica as ações contra o mosquito.

Amanhã, o Programa Municipal de Combate às Endemias – PMCE, Agentes Comunitários de Saúde, soldados do Exército e a 20ª Regional de Saúde promovem uma ação preventiva, motivada pela grande demanda de denúncias em relação ao acúmulo de água em marquises, calhas e lajes de estabelecimentos comerciais do Centro do município. Essa força-tarefa está prevista para o período da manhã.

O trabalho será preventivo, de orientação e cuidados para evitar os possíveis criadouros. Além disso, os proprietários dos imóveis visitados serão orientados a adequar as irregularidades encontradas.

Com informações do site Diário do Sul