Saúde

Caso de febre Zika Vírus é registrado em Urussanga

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O segundo caso de febre Zika Vírus da região foi confirmado na cidade Urussanga. A divulgação aconteceu nesta terça-feira (23) através de um boletim emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. É o segundo caso registrado até o momento no Sul, sendo o primeiro em Braço do Norte. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Luciana Teixeira Vicente Freitas, o paciente contraiu a doença em viagem a outros estados. “Ele esteve de férias na primeira semana de janeiro e passou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Teve os sintomas de febre e manchas, procurou atendimento médico quando retornou a Urussanga e constatamos a doença. Ele está bem e passa por acompanhamento médico constante”, ressalta.

Em Urussanga, a Vigilância Epidemiológica realizou a fiscalização na área de aproximadamente 500 metros da residência deste paciente e nenhum foco ou indício do mosquito causador da doença foi encontrado.

Cuidados em aeroportos

A Vigilância Epidemiológica de Urussanga lembra as pessoas que pretendem viajar para utilizarem métodos simples que podem evitar as deonças ligadas ao mosquito Aedes aegypti. “O uso de repelentes e roupas compridas ajudam a se proteger, principalmente em aeroportos destes estados onde o paciente urussanguense passou. Segundo relatos da vítima à coordenadora, o acúmulo de água parada era perceptível em diversos espaços nos aeroportos”, ressalta Luciana.

Conforme a Dive, no ano de 2015 foram notificados 80 casos de febre do Zika Vírus, dos quais 10  foram confirmados pelo critério clínico-epidemiológico, sendo todos importados de outros estados, (residentes em Itapema, Laguna, Florianópolis, Bombinhas, Gaspar e Pomerode), 70 foram descartados. 

Até o momento em Santa Catarina já são 17 casos confirmados de febre Zika Vírus, sendo dois importados para o Sul do Estado nas cidades de Braço do Norte e Urussanga.

O que é Febre do Zika Vírus?

É uma doença causada pelo vírus Zika (ZIKAV), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti, infectado. Pode manifestar-se clinicamente como uma doença febril aguda, com duração de 3-7 dias, geralmente sem complicações graves.

È uma doença que possui tratamento, mas sem cura até o momento em função de ser uma doença recente que necessita de estudos clínicos mais aprofundados. 

Sintomas de Zika Vírus

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:

Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)

Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço

Dor muscular (mialgia)

Dor de cabeça e atrás dos olhos

Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés

Conjuntivite: um quadro de vermelhidão e inchaço nos olhos, mas em que não ocorre secreção.