Geral

Cedejor de Lauro Müller recebe prêmio de Tecnologia Social

Projeto de Lauro Müller concorreu com mais de um mil de todo país

Nessa terça-feira a família Cedejor – Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural das Encostas da Serra Geral, com sede em Lauro Müller esteve reunida para receber uma homenagem em reconhecimento pelo seu trabalho inovador com os Jovens Rurais. Ademar Tomas, gerente do Banco do Brasil, de Rio Pardo/RS, representou a Fundação Banco do Brasil na entrega do Certificado de Tecnologia Social, desenvolvida através do “Projeto Rede Juvenil Chão de Sonhos”.

Realizado com apoio do Oi Futuro o projeto atendeu mais de 2.000 jovens rurais nos três estados de abrangência do Cedejor. O projeto teve como objetivo promover a formação de uma Rede de Jovens Rurais dos estados do sul do Brasil, com ênfase na difusão de empreendedorismo social e produtivo e de iniciativas culturais representativas do modo de vida desta população. Os participantes do projeto tiveram capacitação em informática, fotografia e vídeo, e por meio de reuniões virtuais discutiram questões sobre o cotidiano juvenil, cultura, lazer, família e geração de renda e questões relacionadas a agricultura familiar.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social aceitou inscrições de projetos desenvolvidos em todo país, nas categorias: Comunidades tradicionais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária; Juventude; Mulheres; Gestores Públicos; Instituições de ensino, pesquisa e universidades. Ao todo foram inscritos 1011 projetos, dos quais 192 foram reconhecidos e certificados como tecnologia social. O projeto do Cedejor das Encostas da Serra Geral, de Lauro Müller, compõe o grupo das 30 tecnologias finalistas que concorrem ao prêmio final, no mês de novembro.

As Tecnologias Sociais Certificadas receberam visitas das agências do Banco do Brasil e foram selecionadas pelos critérios de Inovação; Nível de envolvimento da comunidade; Transformação social proporcionada e Potencial de reaplicabilidade. “Receber essa certificação é um estímulo e reconhecimento pelo empenho e trabalho realizado para darmos visibilidade para a causa dos jovens rurais, além de ser um cartão que dá crédito e seriedade ao nosso trabalho. Com este certificado esperamos envolver mais parceiros para desenvolver ações de promoção e valorização do potencial dos jovens rurais no campo”, destacou Zeni Ferreira, gerente executiva do Cedejor.

[soliloquy id=”45034″]