Cultura

Centro Cultural Jorge Zanatta recebe reparos emergenciais

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Administração Municipal, via Fundação Cultural de Criciúma – FCC, iniciou nesta terça-feira (15) a restauração emergencial do Centro Cultural Jorge Zanatta, um dos principais prédios históricos da cidade. O espaço pertence à Superintendência do Patrimônio da União – SPU e está cedido ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, porém não é utilizado pelo órgão federal. A Prefeitura de Criciúma, então, entrou com um processo de cessão de uso para poder utilizar o prédio e, em troca, deverá construir uma nova sede para o DNPM.

Até que o trâmite da cessão de uso se concretize, a Administração Municipal solicitou a permissão para restaurar o local de forma emergencial, já que a estrutura está comprometida. “O SPU permitiu a realização apenas de uma restauração emergencial. O teto, por exemplo, está caindo e precisa ser restaurado. Quando a cessão de uso for assinada é que vamos poder restaurar o prédio todo”, explica o gerente de projetos da prefeitura, Vagner Espíndola.

“Temos o maior interesse e estamos nos esforçando para que possamos conseguir esse termo de cessão de uso para, enfim, restaurar o prédio do Centro Cultural Jorge Zanatta e que ele possa voltar a ser um dos principais pontos de cultura da nossa cidade, como sempre foi. Porém, esses trâmites são demorados e burocráticos. Conseguimos a restauração emergencial, esse foi o primeiro passo”, declara o prefeito Márcio Búrigo.

O pedido de cessão de uso do Centro Cultural Jorge Zanatta para a Prefeitura de Criciúma está em análise e ainda não há uma previsão sobre a data em que a SPU emitirá um parecer sobre o caso.

Colaboração: Istefani Marcos / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma