Geral

Centro de Eventos Galeano Zomer, de Orleans, será revitalizado e terá um teatro

A ordem de serviço para reforma e implantação do novo espaço cultural foi assinada na manhã desta segunda-feira (16). As obras têm o prazo de oito meses.

Projeto final do teatro no Centro de Eventos Galeano Zomer – Divulgação/Prefeitura de Orleans

Orleans terá um espaço para a realização de eventos culturais a partir do ano que vem. Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Jorge Koch assinou uma ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Centro de Eventos no Galeano Zomer. Com prazo de oito meses, a obra custará R$ 557.584,92 e será realizada pela empresa vencedora da licitação Basecom Construções Civis.

O Centro de Eventos Galeano Zomer tem uma área total de 1.504,94 m². A reforma contemplará um espaço de 1.015,89 m². A intenção da Administração Municipal é transformar o espaço em um teatro que receberá atrações culturais e eventos diversificados. Para a construção do teatro, o projeto foi dividido em algumas etapas. Já na primeira parte das obras, que utilizará os recursos de R$ 557.584,92, o local terá modificações que possibilitarão o uso para diversos eventos.

Divulgação/Prefeitura de Orleans

A Macro Arquitetura foi a empresa contratada para realização do projeto de revitalização do Centro de Eventos Galeano Zomer. Os arquitetos Lucas Delgado e Rafael Lemos explicaram como ocorrerá a obra em etapas. “O projeto foi um desafio para nós, porque mudou muito o uso do local e por ser um projeto feito por etapas. Essa primeira etapa já vai ter um uso fundamental para a cidade, porque será utilizado para eventos. Terá um bom palco, uma boa estrutura. Percebemos que tem bastante eco no local e o forro que será instalado vai resolver bastante esse problema. A parte da telha será uma telha termo-acústica e fará bastante diferença no dia de calor. Também no dia de chuva o barulho será bastante reduzido. Na primeira etapa o local ficará muito bom. Na última etapa vai ficar um espaço bem aconchegante e bonito trazendo valor para a cidade”, destaca Lucas.

Projeto final do teatro no Centro de Eventos Galeano Zomer – Divulgação/Prefeitura de Orleans

O prefeito Jorge Koch também destacou cada fase que a obra passará nesta primeira etapa de construção. “Vamos fazer a primeira etapa que consiste em tirar o telhado e colocar um novo e moderno. Segunda etapa, vamos tirar as arquibancadas. Terceira etapa, fecharemos as janelas, porque será um auditório moderno. Quarta etapa, vamos fazer um palco enorme de eventos, no tamanho de teatro e formatura. Do lado do palco vamos fazer dois camarins e a parte de traz do palco ficará isolada. Quinta etapa, serão feitos os banheiros masculino e feminino”, conta o prefeito.

O prefeito deixou claro que nesta primeira etapa o teatro não ficará totalmente pronto, mas poderá ser utilizado para diversos eventos. A partir do ano de 2020, o prefeito vai atrás de novos recursos para finalizar o projeto. Na segunda etapa serão colocados as luminárias, carpe e poltronas, deixando o centro de eventos confortável para a população.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Atualmente no Centro de Eventos Galeano Zomer ocorre aulas gratuitas do projeto Proart. O diretor do Proart, Marcelo Loli, explica que a revitalização já era esperada há muito tempo e que trará vários benefícios para a cidade. “Essa obra vai modificar não só a qualidade dos espetáculos e shows, mas também as pessoas que vão vir aqui e as que vão se apresentar, além de trazer muito desenvolvimento e qualidade para a cidade. Hoje não é somente um sonho, agora o primeiro passo foi dado e o Centro de Eventos Galeano Zomer vai se transformar realmente num teatro e num espaço de qualidade para todos que queiram visitar e desfrutar de apresentações artísticas e socioculturais”, comemora o diretor.

Atualmente no espaço do Centro de Eventos Galeano Zomer funciona as atividades do Instituto Francesco Zomer, através do Proart Centro Sociocultural. O programa é mantido pela Prefeitura de Orleans e pelas empresas Plaszom, com apoio do Lions Clube.

O Proart atende 596 alunos que são orientados por 17 pessoas, entre professores e departamento administrativo. São oferecidos diversos cursos na área sociocultural, como artes marciais, artesanato, música, arte cênica e dança. “É um mosaico muito interessante e é uma forma de oferecer mais qualidade de vida a sociedade orleanense, que aqui mora, contribui e trabalha e merece ter um momento de lazer”, destaca Marcelo.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

No complexo também funciona a Biblioteca Pública. “A biblioteca é pública, do município, mas nós administramos e buscamos recursos para agregar novos livros. Uma funcionária pública também coordena as atividades da biblioteca e atende a população e escolas desde sua inauguração”, explica o diretor do Proart.

Marcelo ressaltou a felicidade de receber a implantação do teatro no Centro de Eventos. “É uma satisfação enorme saber que as pessoas neste município, turistas e visitantes, terão um espaço de qualidade para se divertir, ter momentos de prazer e para se conectar com outras pessoas, e também ter uma ágora de conhecimentos. Através das apresentações artísticas, as pessoas agregam conhecimentos e desenvolvimento econômico local”, comemora.

As obras da primeira etapa iniciam na próxima segunda-feira (23) e devem ser finalizadas até maio de 2020.

Divulgação/Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.