Geral

Cerca de arame é instalada no mirante da Serra do Rio do Rastro para evitar acesso a local perigoso

Estrutura substitui uma barreira bastante danificada, que permitia o acesso de pedestres

A queda de uma menina de oito anos nas proximidades de um mirante da Serra do Rio do Rastro no domingo, dia 28, fez com que as autoridades responsáveis pelo local começassem a repensar maneiras de melhorar a segurança dos turistas. Nesta quarta-feira, a Secretaria Regional de Desenvolvimento (SRD) de São Joaquim e a Prefeitura de Bom Jardim da Serra instalaram uma cerca de arame nova para evitar o acesso a locais perigosos e de placas com aviso de perigo e proibida passagem —  a primeira de uma série de medidas planejadas, como uma nova iluminação, decks e melhoria no guard-rail da SC-390, que corta a Serra.

A cerca de arame enfarpado nova substitui outra, bastante danificada, que permitia o acesso livre de turistas ao local onde a criança caiu. A troca começou a ser feita pela manhã e é fruto de uma parceria da SDR de São Joaquim, que forneceu o material, e da Prefeitura de Bom Jardim da Serra, que entrou com a mão de obra.

Segundo a SDR, a escolha por uma cerca de arame aconteceu porque ela é visualmente menos agressiva e não atrapalha a visão dos turistas. Já as placas explicativas já estão sendo confeccionadas e devem ser instaladas até o fim de semana.

O local recebe cerca de 200 mil visitantes por ano e não conta com uma estrutura organizada de manutenção ou medidas de segurança efetivas. A secretária da SDR de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, enfatiza que as melhorias emergenciais devem ajudar desde já na segurança imediata das pessoas que visitam o ponto turístico, mas pede ainda que os visitantes respeitem as placas e evitem ultrapassar os limites impostos. Em outubro de 2012, um homem de 49 anos também sobreviveu a uma queda num barranco de 30 metros nos arredores do mirante.

De acordo com o secretário da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de SC, Beto Martins, o projeto arquitetônico de revitalização do mirante principal ainda está em elaboração e terá recursos garantidos para a obra. Antes disso serão investidos cerca de R$ 200 mil, na instalação de um relógio com termômetro e um mastro no mirante principal e a construção de um deck para observação.

Os recursos para a instalação do relógio são provenientes da Secretaria de Turismo e já foram descentralizados para a SDR de São Joaquim. Martins ainda afirma que devem ser investidos cerca de R$ 800 mil, recursos provenientes do Funturismo e do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), na iluminação e monitoramento com câmeras da rodovia.

"A ideia é utilizarmos lâmpadas de LED no local e facilitar que os usuários possam ver online como está a movimentação e condições da pista" destaca Martins em entrevista ao Diário Catarinense.