Segurança

Cersul alerta sobre o crime de furto de energia

Foto: Divulgação/Cersul

Furtar energia ou fraudar o medidor de energia elétrica é crime. Está na lei, no artigo 155 do Código Penal. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão.

Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso, e responder judicialmente pelo crime cometido. Além de a Cersul cobrar os valores de consumo retroativos referente ao período do furto/fraude e acrescidos de multa.

O engenheiro eletricista da Cersul, Álvaro Bratti, pontua aos associados da cooperativa que tomem cuidado com promessas de “vendedores” de sistemas que supostamente economizam energia, os quais na maioria das vezes são sistemas que fraudam a medição de energia elétrica, incorrendo em crimes previstos em lei.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Vale ressaltar que a Cersul fiscaliza e monitora continuamente os sistemas de medição, tendo mecanismos para identificar os furtos ou fraudes no medidor. Nos últimos quatro anos foram recuperados cerca de R$ 141.745,00 em faturamento que haviam sido fraudados/furtados.

Notícias Relacionadas

Corpo de homem é encontrado em praia de Balneário Arroio do Silva

O homem ainda não foi identificado.

SC amplia vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Medida segue determinação do Ministério da Saúde. No estado, apenas 33% do grupo prioritário procurou doses e meta é de 90%.

Receita Federal doará roupas apreendidas a vítimas de enchentes no RS

Anúncio foi feito por ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo