Saúde

Chega de cigarro! Unidade do Mar Grosso forma Grupo Anti Tabagismo

Foto: Marco Bocao

Foto: Marco Bocao

Pessoas com um problema em comum: a dificuldade em parar de fumar! Foi por esse motivo que eles estiveram reunidos na unidade de saúde do Mar Grosso, na última semana, para lançamento da campanha Anti Tabagismo, desenvolvida pela equipe do posto e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf.

Os usuários da unidade formarão um grupo que participará de encontros frequentes, onde serão desenvolvidas atividades multidisciplinares com diferentes profissionais, entre eles técnicos de enfermagem, médico, enfermeiro, psicólogo, naturólogo, nutricionista, farmacêutico, odontólogo, fisioterapeuta e educador físico.

O objetivo da campanha segundo a enfermeira coordenadora do projeto, Maria Heloísa Fernandes, é buscar através destas diversas atividades especializadas facilitar a vida dessas pessoas fumantes e proporcionar melhor qualidade de vida.

Ao parar de fumar, o usuário apresentará, como conseqüência, algumas necessidades específicas. Entra aí o trabalho dos profissionais como o médico, que prescreverá medicação se for preciso, a nutricionista acompanhará a alimentação que pode ficar desregulada após uma compensação do vício. As orientações comportamentais como auxílio serão direcionadas à psicóloga. Terapias naturais, como plantas fitoterápicas e musicoterapia, por exemplo, são prescrevidas por uma naturóloga.

Quanto aos exercícios, um educador físico estará disponível para orientar nas atividades físicas e o fisioterapeuta completará com os exercícios respiratórios.

Os primeiros encontros serão semanais e gradativamente passarão a ser quinzenais, mensais, bimestrais, até completar um ano. Fernandes explica que o paciente deverá ter autonomia e interesse em participar do grupo. “Reunir pessoas com problemas em comum torna o tratamento mais promissor. Assim podemos transmitir informações, conduzir e acompanhar com mais facilidade. Só depende do esforço pessoal de cada um o sucesso nesta luta”, disse.

Você sabe o que causa o cigarro?

Coração, pulmão e circulação sanguínea são os mais prejudicados quando o assunto é fumar cigarro. Parece mentira, mas 4.700 é número de substâncias tóxicas inaladas numa tragada. Entre elas, três são as mais perigosas: nicotina, monóxido de carbono e alcatrão. Todo câncer ligado ao fumo, – na boca, laringe ou estomago – tem alguma ligação com alcatrão.

Além dos órgãos citados acima, o fígado e o cérebro também se prejudicam. Câncer, derrame, aneurisma, trombose e infarto são algumas das doenças que um fumante corre o risco de ter.

Curiosidades:

O que você ganha se ficar sem fumar por:

20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue

8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza

2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente

3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora

5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou