Geral

Chega de frio? Últimos 4 meses do ano devem ser chuvosos e com temperaturas mais altas

Previsões meteorológicas apontam influência do El Niño e tempo mais instável, com grandes volumes de chuva; início da primavera traz também o calor

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Depois de um final de semana gelado, com temperaturas negativas na Serra, Santa Catarina se prepara para entrar em setembro com mudanças na previsão do tempo. Após um inverno atípico, com pouco frio, os últimos quatro meses do ano devem ser de muita chuva por conta da influência do El Niño. Meteorologistas apontam também para aumento nas temperaturas já no próximo mês.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, a chegada da primavera, no final de setembro, traz também alterações no céu de Santa Catarina.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“A condição já muda em função do El Niño já estar configurado. Com a ação dele mais presente no Sul do Brasil, o catarinense pode esperar por uma frequência maior de dias com chuva, além de mais umidade e nebulosidade”, afirma Marilene.

Temporais também serão mais frequentes de acordo com a Epagri, principalmente na madrugada e ao amanhecer. Grandes volumes de chuva ficam concentrados nas regiões que vão do Planalto ao Litoral do Estado, sempre acompanhados de vento.

“Os ciclones extratropicais, frequentes desde abril e que vêm acompanhados de frentes frias, devem durar até outubro, quando a gente começa a ver a elevação nas temperaturas, principalmente pelos sistemas de cavados e de baixa pressão”, pontua.

Segundo Marilene, estes sistemas favorecem dias mais quentes, já que criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor. Por isso, são esperados dias consecutivos de temperatura elevada, acima de 30ºC.

E o verão?

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 
A meteorologista explica também que ainda é cedo para definir como será o verão catarinense, mas a chuva, acompanhada de trovoadas, pode ficar novamente mais intensa em dezembro.

“Fazemos reuniões trimestrais para avaliar as condições com técnicos de todo o estado. Na próxima quinta-feira (31), temos um novo encontro. Mas tudo está sempre mudando, então precisamos ficar de olho. A única coisa que não muda é a influência do El Niño, e com ela, meses bem chuvosos”, finaliza.

Com informações ND+