Clima

Chuva de granizo destrói plantações de fumo em Orleans e Grão Pará

Até o momento, prejuízos foram contabilizados nas comunidades de Rodeio da Anta, do Açúcar, Barracão e Invernada.

Foto: Divulgação/Afubra

Foto: Divulgação/Afubra

Um forte chuva de granizo ocorrida na tarde desta quinta-feira (22) causou destruição e prejuízos a fumicultores de Orleans e Grão Pará. Os principais estragos foram registrados nas comunidades de Rodeio da Anta, do Açúcar, Barracão e Invernada. O evento climático foi registrado por volta das 16 horas.

“Recebemos as primeiras ligações do produtores e o estrago foi grande. Em algumas propriedades, toda a área plantada foi destruída. A maior parte delas estava no momento da colheita das folhas de fumo de melhor qualidade. Convocamos alguns técnicos de Araranguá para realizar o levantamento do prejuízo e acionar o seguro dos produtores o quanto antes”, relata o inspetor regional das filiais da Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra Sul, Hilário Böeing.

Cerca de 50 produtores das áreas afetadas já mantiveram contato com a Afubra. “Até estranhamos que não havia sido registrado nenhum evento de granizo. A maior parte dos produtores finalizaria a colheita até o próximo dia 10 de janeiro”, destaca Boeing.

Grande parte dos produtores realizam seguro de suas plantações e deverão ser ressarcidos, segundo o inspetor.