Geral

Cidades da Amurel incluídas no PAC

Imbituba, Laguna, Rio Fortuna, Sangão, São Ludgero, São Martinho e Tubarão estão incluídos no programa

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem os 310 projetos de saneamento e pavimentação selecionados para receber R$ 13,5 bilhões em investimentos do PAC 2. As obras vão beneficiar 1.198 municípios de todo o país. Imbituba, Laguna, Rio Fortuna, Sangão, São Ludgero, São Martinho e Tubarão estão incluídos no programa. Somente hoje deve ser feito o anúncio de quanto cada prefeitura irá receber.
“Colocar tanto dinheiro em saneamento e pavimentação seria impensável uma década atrás. Mostra nossa responsabilidade com a melhoria da vida nas cidades. É nas cidades que os problemas cotidianos ocorrem”, escreveu a presidenta Dilma, através do Twitter.

De acordo com o governo federal, os projetos preveem a pavimentação de 7,5 mil quilômetros de vias e recapeamento e implantação de ciclovias, além de 15 mil quilômetros de calçadas, sinalização, acessibilidade e faixas de pedestres. Também serão aplicados recursos na construção de sistemas de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e esgoto sanitário.
Segundo Dilma, o tratamento do esgoto e o acesso à água são essenciais, e seu governo já investiu R$ 39 bilhões na área. “Esgoto não é magnífico na sua aparência. Esgoto tem que ser bem tratado, coletado e tem que se traduzir em projetos técnicos de alta qualidade”.

Conforme o Diário do Sul, em Tubarão, as obras que devem ser realizadas somente serão confirmadas após ser anunciado o valor que o município receberá. “Essa decisão será tomada em seguida e em breve anunciaremos quais as vias que terão as obras executadas com a verba do PAC”, conta o secretário Ismael Medeiros. Na proposta enviada a Brasília, foram sugeridas 13 obras de drenagem e pavimentação para a Cidade Azul. Destas, 10 já possuem projetos que foram elaborados em parceria entre a secretaria de Urbanismo e a Amurel.