Economia

Clima tem sido aliado para uma boa safra de uva

O cultivo de uvas na região entra agora no período de floração

A expectativa para a próxima safra de uva na região é favorável. Ao contrário da última colheita, que registrou perda de 30% em razão das condições climáticas, especialistas estimam uma safra "cheia".

De acordo com o enólogo da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, Stevan Grützmann Arcari, em informações repassadas ao site Clicatribuna, o tempo até está colaborando para a boa produção da cultura. "Ainda temos até o mês de janeiro, quando iniciamos a colheita, e o cenário pode mudar. Se, durante a floração, ocorrer muitas chuvas, as frutas já podem ser prejudicadas. Mas, até o momento, o cenário é positivo", observa Arcari. Durante o mês de agosto, ocorreram as podas e a froração, em setembro. O cultivo de uvas na região entra agora no período de floração.

Urussanga entre os maiores produtores

O município de Urussanga é um dos principais produtores da região, juntamente com Pedras Grandes. Foram 350 toneladas da variedade de uva Goethe colhidas na última safra. De todos os tipos de uva, na região, a quantidade registrada ficou em 2,5 mil toneladas. Na região da Amesc e Amrec, são 300 hectares de cultivo de uva, sendo 100 deles em Urussanga e 120 hectares em Pedras Grandes. Ao todo são 100 produtores.

Lançamento do selo de procedência

No mês de novembro, acontecerá o lançamento do primeiro selo de Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, iniciativa exclusiva para a região, em Urussanga. Com o lançamento, as garrafas passarão a estampar o selo.