Geral

Clubes de Mães da região carbonífera se reúnem em Criciúma

O encontro contou com a participação da facilitadoras dos Clubes de Mães

Com palestras, mostra de artesanato e apresentações artísticas, o encontro das facilitadoras dos clubes de mães da região carbonífera proporcionou um dia diferente às mulheres. O encontro, promovido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), ocorreu nesta quinta-feira (24), no Parque das Nações Cincinato Naspolini. As facilitadoras e primeiras-damas dos municípios foram recepcionadas pela presidente da entidade, Adriana Goulart Salvaro e pela vice-presidente Izabel Grijó Búrigo.

O encontro oportuniza às facilitadoras a troca de experiências e ensinamentos de como atuar melhor dentro dos clubes de mães. Segundo a presidente da Afasc, Adriana Goulart Salvaro são nesses eventos que as representantes dos clubes buscam novas formas de trabalho. “Nós temos que estar sempre renovando nosso conhecimento, para poder melhorar ainda mais os trabalhos produzidos”, destaca a presidente.

O psicólogo Zolnei Vargas proferiu uma palestra motivacional durante o evento. Ele falou sobre as dificuldades que elas enfrentam no dia-a-dia. Para ele, todo trabalho, seja qual for, deve ser feito com amor. “É importante elas descobrirem a paixão pela profissão, pois elas não são apenas facilitadoras que ensinam artesanato. Muitas dessas mulheres acabam atuando como facilitadoras da vida, trazendo um olhar inovador para as mães”, percebe o psicólogo.

Ele ressalta ainda que é preciso fazer a escolha certa, para que seus trabalhos possam repercutir positivamente, porque enquanto seres humanos, as pessoas são movidas por quatro eixos: pensamentos, que geram emoções; emoções, que geram atitudes e atitudes que geram resultados.

Além da troca de experiência, a secretária do Sistema Social, Nainay Colombo Dias explicou durante o evento a mudança que houve no sistema social sobre a tipificação. “Antes se utilizava a palavra professor, mas o professor está ligado à educação. E a função do facilitador, dentro dos grupos de convivência são serviços, previsto dentro da tipificação são serviços de assistência social. Esta é uma nova identidade que está surgindo”, esclareceu a secretária.

Para a vice-primeira-dama de Nova Veneza, Adriana Milenez Spillere, este evento serve para manter o crescimento que os clubes de mães estão tendo a cada dia. Ela revela que boa parte das 350 mulheres, participantes dos clubes de mães em sua cidade não são mães. “Hoje em dia as mulheres estão participando em peso de grupos de mulheres. Isto se dá pela valorização de trabalhos artesanais. Tenho certeza que os trabalhos em nossa cidade vão surpreender aos de 2011”, comenta motivada a primeira-dama.

Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”6380″]