Geral

Cocal do Sul assina convênio com Unibave para castração de 30 animais de rua por mês

O objetivo é controlar o crescimento populacional de cães e gatos

Divulgação

Com o objetivo de controlar o crescimento populacional de cães e gatos e, consequentemente, reduzir os casos de abandono e maus tratos, o Governo Municipal de Cocal do Sul assinou o convênio para a castração de 30 animais de rua por mês. O trabalho será realizado por meio do Unibave, de Orleans.

O convênio foi assinado pelo prefeito Ademir Magagnin, reitor e professor do Centro Universitário Barriga Verde, Élcio Willemann, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, vice-reitor e coordenador do curso de Medicina Veterinária, Guilherme Valente de Souza e contou ainda com a participação da secretária de Assistência Social, Angela Mendes Anjo e vereadora Giovana Galatto Santa Rosa.

O trabalho foi impulsionado pela vice-prefeita e atualmente, secretária de Administração, Finanças e Planejamento interina, Cirlene Gonçalves Scarpato. Ela ressalta que a iniciativa irá fazer a diferença a médio e longo prazo com os animais de rua. “Nós estamos ajudando o município a resolver um problema de saúde pública. Nós iremos buscar os animais na rua e a equipe do Unibave os levará para o Hospital Veterinário para fazer os procedimentos. Após, iremos recebê-los novamente e eles irão para um lar temporário até finalizar os cuidados e, em seguida, serão colocados para adoção. Caso não forem adotados, retornarão para a rua”, explica.

Para a secretária de Assistência Social e membro da Ong Patas e Pegadas, Angela Mendes Anjo essa é uma luta que vem de muito tempo. “Que bom que o Poder Executivo teve essa consciência e um olhar diferenciado aos cães e gatos de rua. Os integrantes da Ong e demais voluntários se colocaram à disposição para ajudar nessa causa. Nós gostamos de animais e, essa iniciativa só trará benefícios à população e aos animais de rua para que tenham melhor qualidade de vida”, ressalta.

Notícias Relacionadas

Nova Startup da Incubadora Inventa leva tecnologia para melhorar o controle da produção de peixes

Startup desenvolve aplicativo para reunir dados da produção e auxiliar piscicultores na gestão dos tanques, com testes já realizados em Pedras Grandes.

Programa Universidade Gratuita abre novo prazo de inscrição para o segundo semestre de 2026 no Unibave

Nova etapa de inscrições segue até 24 de agosto e contempla veteranos e ingressantes de cursos de graduação da instituição.

Unibave está com inscrições abertas para submissão de trabalhos científicos 17ª edição do SENPEX

O Unibave recebe, até 1º de setembro, inscrições de trabalhos para o 17º SENPEX, que será realizado entre 27 e 29 de outubro. O evento contará com debates, oficinas, apresentações científicas e exposição de projetos inovadores.

São Ludgero conclui 2ª etapa do maior programa de castração da história do município e atinge a marca de 278 animais atendidos

Ação realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Espaço Coberto Teresinha Müller Schlickmann, reforça o compromisso da gestão com a saúde pública e a causa animal.