Geral

Cocal do Sul começa a implantar coleta seletiva

A Prefeitura Municipal de Cocal do Sul por meio da Fundação de Meio Ambiente e Secretaria de Obras começará a implantar a partir de junho, o projeto da coleta seletiva do lixo. O trabalho terá início em dois bairros: Horizonte e Cristo Rei. Segundo a superintendente da Fundac, engenheira Carla Cristina Possamai Della nesses locais serão disponibilizadas lixeiras específicas para o lixo reciclável. “A coleta será realizada todas as quartas-feiras, das 8h às 14h e os  grupos de trabalho já estão sendo formados e recebendo capacitação”, ressalta.

Esta semana, agentes de saúde, diretoras das duas escolas que integram os dois bairros e vereadores participaram de uma palestra com o engenheiro ambiental do Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos do Extremo Sul), Thiago Maragno. Durante o encontro foram repassadas informações sobre o funcionamento da coleta, o exemplo do trabalho já realizado em Urussanga e a  importância da conscientização da população. Carla ressalta que o município produz por dia 8,23 toneladas de lixo. “Aproximadamente 40% desse montante poderia estar sendo reciclado”, afirma a engenheira Carla.

O trabalho de coleta nos bairros será feito pelo próprio consórcio. Cocal do Sul é o segundo município do Cirsures a implantar a coleta. Para o prefeito Ademir Magagnin essa iniciativa é uma das prioridades em nosso governo. “Nós pretendemos até o final do ano realizar a coleta em todos os bairros da cidade. Mas para isso necessitamos  também da conscientização e apoio da população para que o projeto cumpra com o seu objetivo. O custo dessa implantação é alto e a preservação do meio ambiente é uma obrigação de todos”, finaliza  o prefeito. 

Maria Luiza Da Rolt/Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul