Geral

Cocal do Sul é destaque no Ideb/Saeb 2021

Município ficou em 1° lugar no ensino fundamental I e 2° lugar no ensino fundamental II entre os municípios da AMREC

O Município de Cocal do Sul obteve entre os municípios da AMREC o 1° lugar no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e 2° lugar no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), no indicador geral do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em Santa Catarina, a cidade alcançou o 10° lugar no Ensino Fundamental I, com a nota de 6,8. e ficando em 5° lugar no Ensino Fundamental II, com nota 6,0, no comparativo com todos os municípios.

“Apesar do resultado ter sido positivo, e é evidente que temos muito a comemorar, temos que ter cautela na análise dos números, visto que a aprovação dos alunos no período de pandemia era automática”, ressalta o secretário de educação, Luís Carlos de Melo. “Para que realmente possamos ter uma avaliação exata dos reflexos da pandemia temos que aguardar a próxima avaliação do Idep/Saeb que deve ocorrer em 2023 e continuar trabalhando com muita responsabilidade”, conclui.

Os índices são avaliados através da realização de provas de português e matemática, nas escolas da rede municipal de ensino. As notas médias de desempenho dos alunos, são apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb.

O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), representa um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep estar realizando um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Os testes e questionários são aplicados a cada dois anos na rede pública e em amostra privada.

Saeb

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A fim de atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual. Veja os principais marcos:

2019: estudo-piloto para a avaliação da educação infantil; testes de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC.

2021: implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.
2023: testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do ensino fundamental alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do ensino fundamental alinhados à BNCC.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável