Geral

Colégio Meta ofertará cursos técnicos e faculdade à distância em 2020

Colégio fez parceria com o Centro Educacional Nossa Imagem, de Criciúma, e com a Faculdade Estácio.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O Centro Educacional Meta lançou novidades nesta segunda-feira (3). O Colégio irá oferecer cursos técnicos em parceria com o Centro Educacional Nossa Imagem (Ceni), que já atua em Criciúma e Florianópolis, e também trará a faculdade de ensino à distância (EAD) por meio da Estácio. As inscrições para os cursos de graduação já estão abertas.

A novidade atende uma necessidade da região de Orleans por oferecer qualificação técnica para estudantes do Ensino Médio e aprimoramento de profissionais que já estão no mercado de trabalho. A diretora do Colégio Meta, Marlene Turazzi Moreira, explica como aconteceu a parceria com o Ceni e a Estácio. “Já faz um tempo que estou procurando uma faculdade à distância e também cursos técnicos. Eu queria trazer algo diferente para Orleans e a escola como cursos que não tem na região. Conversamos com o pessoal do Ceni e da Estácio e eles tem os cursos que estávamos realmente procurando e fechamos essa parceria, tanto para cursos técnicos como para faculdade EAD”, explica a diretora.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A gestão do Ensino Médio também passa a ser feita pelo Ceni a partir de 2020. A diretora Marlene explica que a mudança ocorre para oportunizar aos alunos que façam um curso técnico com preço acessível. “O Ensino Médio tem um valor x comigo e vem um curso técnico que tem mais um valor x. Ficaria inviável para os alunos. Então sugeri que o Ceni assumisse o Ensino Médio e cobrasse apenas uma taxa para fazer o técnico para não onerar muito e assim todos terão oportunidade de fazer o curso”, explica.

Mesmo com a mudança de gestão, quase nada vai mudar para os alunos do Ensino Médio. Os professores, o material didático e o espaço físico não mudarão. Segundo a diretora administrativa do Ceni e proprietária do polo da Estácio, Mainara Formentin, vão ser agregados ao Ensino Médio no futuro mais conhecimento e preparação para vestibulares.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Mainara também destaca a escola de implantar os cursos técnicos e a faculdade EAD em Orleans. “Viemos porque sabemos que o mercado aqui está bem escasso de cursos técnicos e também na questão de graduação EAD e também para facilitar a rotina da população, que é tão corrida. A faculdade e a pós-graduação irá facilitar bastante a vida dos moradores aqui da região. Os cursos técnicos são para já deixar os alunos do Ensino Médio com uma profissão e a comunidade em geral também para ter essa qualificação profissional aqui perto e não precisar se deslocar para Criciúma e Tubarão”, explica a diretora.

Os orleanenses poderão se inscrever em uma graduação ou pós-graduação já para o primeiro semestre de 2020. Todos os cursos de graduação da Estácio poderão ser feitos no polo de Orleans, onde os alunos receberão o apoio pedagógico necessário. Já os cursos técnicos têm a previsão de serem implantados até o segundo semestre de 2020, já que precisam de autorização do Conselho de Educação. O público terá como opções os seguintes cursos técnicos: saúde bucal, prótese dentária, segurança do trabalho, marketing, radiologia, enfermagem e estética.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O diretor executivo e proprietário da Estácio, Marcelo Aurélio Borges, conta as ações que estão sendo feitas já nesse ano. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização dos alunos do Ensino Médio e nono ano de que o curso técnico é uma sequência importante na vida estudantil deles, porque eles precisam ter uma profissão saindo do Ensino Médio. Eles vão ser o diferencial em meio aos alunos de outras instituições da mesma idade, porque vão terminar o Ensino Médio já com uma profissão e podem ingressar no mercado de trabalho. Assim vão estar um passo à frente”, explica.

Pensando em fazer essa conscientização dos adolescentes, o Colégio Meta recebeu alunos das três escolas estaduais de Orleans para assistirem uma palestra. Os alunos das escolas Samuel Sandrini, Toneza Cascaes e Costa Carneiro, ouviram a psicóloga Sigrid Luciane Luchtemberg falar sobre “Orientação profissional – Construindo caminhos para o futuro”.

Os alunos também conheceram os cursos técnicos que estarão disponíveis e tiraram todas as dúvidas sobre o ensino técnico.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Notícias Relacionadas

Governo do Estado amplia em quase 70% os investimentos e aplica R$ 18,8 milhões em conservação de rodovias em 2020

O repasse para conservação das SCs teve um salto de 69,4% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Prazo para pagamento da guia do alvará 2020 encerra dia 28 de fevereiro em Criciúma

Impressão dos boletos estão disponíveis no site da Prefeitura de Criciúma

Apesar de pandemia, saldo de novas empresas cresce 9,8% em Santa Catarina em 2020

A confiança dos empreendedores catarinenses segue alta apesar da pandemia de Covid-19.