Política

Com casa cheia vereadores de Lauro Müller voltam a se reunir

Projeto de Lei que concede permissão de uso à Casan para implantação de Estações de Tratamento de Esgoto foi aprovado

Os vereadores de Lauro Müller voltaram a se reunir para mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira (29). A reunião desta semana foi bastante tranquila após a retirada do Projeto de Lei que autorizava o Poder Executivo a leiloar veículos e equipamentos. Assim como na última sessão, inúmeros populares compareceram no plenário da Câmara Municipal, porém não houve confrontos e nem discussões acaloradas, como aconteceu na semana passada, quando algumas pessoas se manifestaram contrários ao projeto para o leilão de veículos e equipamentos.

Nenhuma proposição foi registrada nesta semana. Apenas dois projetos deram entrada na Casa Legislativa. O primeiro, de autoria do vereador Manoel Jades Izidório (PMDB), denomina Rodovia Municipal de Quilômetro Cento e Sete de Altino Benedet. O outro, de autoria do Executivo Municipal, institui o Programa de Recuperação de Crédito – Refins, que concede benefícios em acordos judiciais.

Projeto de Lei que concede permissão de uso à Casan é aprovado pelos Edis

Na Ordem do Dia, os nove vereadores aprovaram o Projeto de Lei n 31/2012, que autoriza o Poder Executivo a outorgar permissão de uso à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan, para implantação de Estações de Tratamento de Esgoto. Segundo a justificativa do projeto, que deverá ser sancionado pelo prefeito Hélio Bunn, as Estações Elevatórias de Esgoto cumprem papel decisivo no sistema de captação, transporte e tratamento dos dejetos líquidos produzidos pela sociedade. Sem elas, fica impossível implantar e manter um sistema de captação de esgotos. 

Manifestações na Tribuna

Três vereadores fizeram uso da Tribuna e se pronunciaram na sessão desta segunda-feira. O primeiro a falar foi José Cambruzzi (PMDB), que comentou sobre o resultado das eleições e apesar de não ter sido reeleito agradeceu aos eleitores pelos votos que recebeu no dia 7 de outubro.

Ramiris Fontanella (PP), falou da força que o povo tem, quando está unido, para reivindicar ações do Poder público. Citou como exemplo o Projeto de Lei para venda de veículos e equipamentos usados da prefeitura, que foi retirado pelo prefeito, após a manifestação de populares na Câmara.

Manoel Jades Izidorio (PMDB), presidente da Casa, foi o último a se manifestar e agradeceu aos colegas vereadores pela conduta e harmonia nas sessões durante o período eleitoral. Fez agradecimentos ao deputado federal Edinho Bez e a deputada estadual Ada de Luca, que liberaram recursos para a pavimentação de duas ruas em Guatá. Segundo o vereador as obras já estão acontecendo. Maneca, disse que recebeu denuncia de moradores do Guatá, que há pessoas se utilizando da rede de abastecimento de água da prefeitura para fazer açudes. O vereador pediu providências do Executivo Municipal sobre tais denuncias.

A próxima sessão ordinária do Poder Legislativo de Lauro Müller vai acontecer no dia 5 de novembro, às 19 horas.