Geral

Com faixas e carro de som, bancários protestam na Avenida Centenário

Na tarde desta terça-feira (1) os bancários em greve usaram faixas para denunciar o alto lucro dos bancos e a falta de bancários, chamando a atenção da população em frente à agência do Santander no semáforo da Avenida Centenário em Criciúma. Eles colocaram cartazes na agência e usaram de carro de som pedindo o apoio da população ao movimento que chegou hoje a 12 dias.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Criciúma e região, Edegar Generoso, alertou que  os bancos são os grandes responsáveis pela greve com lucro de 27 milhões por hora “podendo pagar um aumento justo aos trabalhadores, porém estão intransigentes e fecharam a negociação enquanto os bancários estão abertos para sentar  à mesa”, pondera.

O presidente do Sindicato, Ronald Pagel Soares, disse que o banco foi escolhido pelo Comando Nacional e a mobilização acontece em todo o país, por ser o Santander campeão em reclamações pelos clientes e pela política de demissões em massa como ocorreu no final de 2012. Segundo ele, os protestos devem continuar nos próximos dias em agências a serem definidas. "Com o silêncio dos banqueiros, a paralisação deve continuar pelo menos mais essa semana", prevê.

Amanhã (2) a categoria faz uma plenária na sede do Sindicato dos Metalúrgicos às 16h, para avaliar o movimento.

A greve segue na região com 42 agências fechadas e cerca de 90% de adesão. O protesto iniciou dia 19 de setembro. Os bancários reivindicam 11,93% de reajuste, valorização do piso salarial, PLR maior, mais empregos e fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades entre outros.

Atendimento especial para casos alternativos – Os pagamentos alternativos de benefício para as pessoas que irão receber o auxílio-doença, não possuem cartão, aposentados que necessitem renovar a senha ou demais casos, poderão fazer a operação com atendimento especial em todas as agências da região das 10h às 12h.

Colaboração: Maristela Benedet

[soliloquy id=”41256″]