Geral

Comissão de Saúde do Legislativo conhece obras do Pronto-Socorro do hospital São José e discute redução de atendimento

Foto: Daniela Savi

Foto: Daniela Savi

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Criciúma estiveram na manhã de hoje (22) no Pronto-Socorro do hospital São José, que atualmente passa por reformas. Os trabalhos, que iniciaram recentemente no local, estão gerando desconforto por parte da população, que já fez algumas indagações aos parlamentares a  respeito do processo de triagem.

A reforma ocorre nas salas de observação e de emergência. “Hoje, o atendimento está sendo realizado em uma sala improvisada. Dos 300 atendimentos diários, atualmente estão sendo realizados 100, e a intenção é, depois da reforma, atender 200 pacientes por dia, ou seja, reduzir. Mas acredito que tenha que haver um diálogo entre a Secretaria do Sistema de Saúde e o hospital para ver se as unidades conseguirão suprir essa demanda”, comentou o vereador Ricardo Fabris (PDT), presidente da Comissão.

Segundo ele, uma reunião com a equipe do hospital e da Secretaria da Saúde será agendada para a discussão do assunto. Em virtude da reforma, as Direções Geral e Técnica do HSJ, estão priorizando casos de urgência/emergência. Já os pacientes ambulatoriais (casos mais simples) devem procurar os Postos 24 Horas ou Unidades de Saúde de seus municípios.

Os parlamentares foram recebidos pelo diretor técnico do HSJ, Agenor Silvestre, e pela enfermeira coordenadora do Pronto-Socorro, Denise Moretti. Os vereadores Dr. Mello (PT), Dailto Feuser (PSDB) e Pastor Jevis (PDT) também acompanharam a vistoria.

Colaboração: Daniela Savi