Economia

Comunidade içarense discute projeto do Terminal Intermodal Sul

A comunidade de Içara se reuniu com lideranças municipais e regionais, na noite dessa terça-feira, para discutir o Terminal Intermodal Sul (TIS), projeto que promete movimentar a economia não apenas do município, mas de toda a região. Na oportunidade, sob aplausos dos participantes, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon assinou o documento que declara a fazenda Esperança como área de utilidade pública e anunciou a nova área industrial do município. Os içarenses que compareceram ao salão da Igreja Matriz São Donato puderam assistir a vídeos e apresentações que mostraram o funcionamento do futuro Terminal.

Conforme Marcelo Christyano, responsável pelo consórcio formado pelas empresas OpenMarket, Ferrovia Tereza Cristina e Grupo Jayme Zanatta, o empreendimento trará muitos benefícios à região. “O TIS será uma extensão do Porto de Imbituba, é como se trouxéssemos o navio para Içara”, coloca. “Além de movimentar a economia, o Terminal melhorará o fluxo do trânsito, já que cada trem tira aproximadamente 50 carretas da BR-101, e diminuirá a emissão de CO2, gerará emprego e renda”, expõe.

A área industrial do município terá cerca de 200 hectares de terra, sendo que 53 deles serão utilizados na construção do Terminal. O restante deverá servir para desenvolver o entorno. Para Christyano, o TIS será um portal de oportunidades, um imã para outros empreendimentos. “A partir de agora poderemos apresentar condições para que grandes empresas, como montadoras nacionais e internacionais, se instalem aqui. Estamos dando o ponta-pé inicial para trazer infraestrutura e desenvolvimento ao Sul”, pontua.

Área industrial é anunciada

De acordo com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o propósito do encontro dessa noite foi passar à comunidade detalhes do futuro empreendimento. “Desde o início, a ideia era juntar as potencialidades do município, a BR-101, a Ferrovia Tereza Cristina e o gasoduto. Futuramente, por meio da conexão com a BR-285, toda a riqueza do Norte gaúcho poderá ser drenada para o Sul catarinense”, explana Gastaldon.

A área de 200 hectares, decretada de utilidade pública, se localiza na comunidade de Esperança, no Norte do município. Conforme o secretário de Planejamento, Israel Rabelo, foram pesquisados potenciais terrenos que oferecessem condições de competitividades com relação a outras regiões, com espaço para planejar e desenvolver o entorno. “Assim, chegamos à comunidade de Esperança, que reúne todas essas condicionantes”, explica.

O vice-prefeito do município, Sandro Giassi, enfatizou a ideia de que este é um divisor de águas para Içara. “O Norte do Estado se desenvolve por conta da infraestrutura que possui. Com a implantação do TIS, abriremos as portas de Santa Catarina para o mundo”, fala. “Este é um projeto ousado, sim, mas é de visão. Daqui 10 anos olharemos para trás e diremos: eu fiz parte do início desta mudança na região Sul”, completa.

Números do Terminal

Investimento: R$ 107 milhões

Empregos diretos: 302

Empregos Indiretos: 1510

Movimentação de contêineres por mês quando finalizado: 14 mil

Movimentação de contêineres por mês já na primeira fase (oito meses após o início): 4 mil

Impostos gerados por ano: R$ 15 milhões

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”43419″]