Geral

Comunidade protesta contra empresa em Estação Cocal

Odor vem de uma empresa instalada às margens da SC-445, e problema será resolvido em 30 dias

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Os moradores do bairro Vila Rica, no distrito Estação Cocal, em Morro da Fumaça, protestaram na manhã desta quinta-feira contra o mau cheiro que vem do rio Urussanga nas proximidades de suas casas há alguns meses. Conforme o site Engeplus, o odor sai de uma empresa instalada às margens da SC-445, que realiza a limpeza e lavagem de galões de produtos químicos. Uma das moradoras, Benta Vicente Serafim, está grávida de seu sexto filho, mas esta é a única vez que sentiu vontade de vomitar. “Só pode ser por causa do cheiro. Nunca passei mal antes, e agora todos os dias sinto esse mal estar. De noite, então, o cheiro é muito pior”, reclamou.

O aposentado Mario José Simão mora nas proximidades da empresa, e a horta que plantou nos fundos de casa também teve prejuízos. Alfaces e outras verduras ficaram com as folhas amareladas, assim como a grama em volta da casa. “Não comemos mais estes produtos. Fiscais da prefeitura também vieram até aqui e mandaram não tomarmos a água do poço, até que ela fosse analisada, pois podia ter algum produto tóxico na propriedade”, explicou.

A cabeleireira Helena Rosa Domingo explica que os moradores não pedem que a empresa saia do local, uma vez que traz desenvolvimento e crescimento para a região, além de gerar empregos. “Pedimos apenas que o problema do mau cheiro seja resolvido, uma vez que está fazendo mal para a população”, ressalta.

O proprietário da empresa, Daniel Rosa Cardoso, explica que a empresa já conversou com um engenheiro responsável pela propriedade e todas as providências necessárias estão sendo tomadas. Dentro de 30 dias, segundo ele, o problema estará resolvido. “O cheiro apareceu depois que lavamos um galão com um tipo de material que acabou se misturando com outro. Além disso ele caiu em um açude, que será coberto com pedras e piso. Também colocaremos algumas bactérias na água, para que o mau cheiro saia”, explica.