Geral

Comunidades do interior são afetadas pelas fortes chuvas em Jacinto Machado

Foto: Divulgação

As fortes chuvas registradas durante na noite dessa quarta-feira, 22 e a madrugada desta quinta, 23, causaram prejuízos na malha viária do interior de Jacinto Machado.

Moradores de pelo menos três comunidades tiveram seu acesso prejudicado por conta de pontes afetadas pelo temporal. A Prefeitura precisou aguardar baixar o nível dos rios e a força das correntezas para dar início ao trabalho de recuperação das estradas e pontes.

Embora não tenha deixado pessoas desabrigadas ou desalojadas, as fortes chuvas da madrugada desta quinta-feira, 23, afetaram a vida da população. Cerca de 60 famílias residentes em Costão da Pedra e Tigre Preto não puderam utilizar a principal ponte que dá acesso às suas propriedades. “Logo nas primeiras horas do dia, já recebemos a informação de que uma das cabeceiras tinha sido levada pelas águas, impedindo a passagem”, informou Valdir Furlaneto, secretário municipal de Obras de Jacinto Machado.

Com uma das cabeceiras afetadas, a ponte de madeira ficou parcialmente submersa após as fortes correntezas do Rio da Pedra.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Em outro ponto do município, moradores da localidade de Costão dos Pinheirinhos tiveram o trajeto impedido também próximo a uma ponte, onde o rio saiu do seu leito natural devido ao grande volume de água que desceu as encostas da Serra Geral. “A ponte aqui é de concreto e suportou a força da correnteza. Mas, vamos precisar recolocar o rio no seu leito natural e depois recuperar toda a área que dá acesso à ponte”, explicou o secretário.

Ali perto, uma outra passagem molhada foi destruída, impedindo também a passagem de veículos. Foram direcionadas pela Administração Municipal, duas equipes com máquinas pesadas e servidores até os pontos prejudicados ainda nesta quinta-feira, 23. Mas, a pedido dos próprios moradores e por motivos de segurança, será necessário aguardar a diminuição do fluxo das águas para o início dos serviços de recuperação.

Notícias Relacionadas

Município do Sul do Estado finaliza preparativos para comemorar aniversários de 65 anos de emancipação

Chuva deixa RS sem água, fecha hospitais e ameaça barragens: “Cenário de guerra”, diz governador

Declaração foi dada em coletiva de imprensa neste domingo (5)

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.