Trânsito

Condutores precisam ter cuidado com possíveis desgastes dos veículos

Revisão em dia pode evitar transtornos durante as viagens.

Divulgação

Durante as festas de fim de ano, muita gente aproveita para pegar a estrada para visitar amigos e familiares. Às vezes a viagem é relativamente longa e o condutor do veículo precisa estar atento aos possíveis desgastes apresentados para evitar que o automóvel deixe de funcionar corretamente durante o percurso. O mecânico André Alexandre De Souza, que atua na área há 18 anos em Criciúma, conta que alguns itens são essenciais para uma viagem tranquila. “É importante checar a iluminação externa, freios, setas, limpador de para-brisa, buzina, freio de mão, alinhamento de roda, suspensão e amortecedores”, cita De Souza. Na questão visual, é importante verificar o estado das palhetas do para-brisa. Se a borracha estiver desgastada, a visão do condutor poderá ficar prejudicada em caso de chuva.

Além disso, um item importante também deve ser revisado: a correia dentada. Segundo ele, se arrebentar a correia dentada, as válvulas danificam o cabeçote. “Isso faz com que o carro não ligue mais, pois é ela que faz a sincronia. A combustão e a ignição param de funcionar”, explica. A recomendação é de que a troca da correia dentada seja feita a cada 40 mil quilômetros rodados.

Troca de óleo e bateria

A troca de óleo é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. De acordo com Souza, se o condutor não fizer a troca de óleo do veículo no tempo indicado pelo fabricante, o óleo pode perder a viscosidade. “Ele perde a função de lubrificação e pode formar borras e entupir os canais. Dependendo do caso, ele funde o motor”, alerta. Atualmente, para retificar parte de um motor custa, em média, R$ 3 mil.

Com relação à bateria, ela precisa ser testada em uma oficina. “É importante um diagnóstico de uma oficina de confiança. A bateria pode parar de funcionar de uma hora para outra”, afirma De Souza. Já a suspensão e os amortecedores podem ser analisados pelo mecânico de forma visual ou através de teste ao conduzir o veículo.

Freios e Pneus

Economizar nos freios pode sair muito caro, e não só em termos financeiros. Pastilhas, lonas, discos e fluído do freio precisam ser verificados antes de sair de casa. Qualquer peça que esteja desgastada ou com algum problema deve ser trocada.

São os pneus que garantem a estabilidade dos carros nas rodovias. Certificar-se de que eles não estão carecas, inclusive o reserva (estepe) é fundamental. Passar em um posto de combustível para fazer a calibragem de acordo com o manual do proprietário e verificar triângulo, macaco e chave de roda também são tarefas que todo condutor precisa realizar.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Homem fica preso nas ferragens após acidente com dois veículos na SC-108, em Criciúma

A colisão ocorreu entre dois veículos no Bairro São Simão por volta das 15h20 desta quarta-feira (11)

Colisão frontal entre veículos deixa duas pessoas feridas em Gravatal

O acidente ocorreu por volta das 18h deste domingo (22)

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas

Acidente entre dois veículos deixa duas pessoas feridas em Laguna

Acidente foi atendido pelos Bombeiros e pelo Samu às 18h deste domingo (12)