Poder Executivo

Conselheiras tutelares eleitas em São Ludgero tomam posse no dia 10 de janeiro

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

As cinco conselheiras tutelares eleitas de São Ludgero serão empossadas no dia 10 de janeiro. A eleição ocorreu no dia 4 de outubro, com um processo eleitoral tranquilo, em que 813 eleitores exercendo o direito de escolher quem atuará no Conselho Tutelar de São Ludgero nos próximos quatro anos. Até lá, as conselheiras passarão por treinamento e capacitação.

A Coordenadora da Comissão Eleitoral, Morgana Buss Hobold, enfatiza como positivo a grande participação dos eleitores. “Praticamente 10% da população com direito a voto foi até o Centro Multiuso Dimas Schlickmann exercer seu direito”, observa. Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo Ministério Público da Comarca de Braço do Norte.

A função das conselheiras eleitas é promover a defesa do direito da criança e do adolescente. Elas entram em ação quando há uma violação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, como em caso de abandono, violência ou maus-tratos. A atuação é sempre a partir de denúncias, seja de vizinhos, familiares, escola ou até mesmo em parceria com delegacias.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de São Ludgero, Afonso Boeing, faz questão de agradecer todos os envolvidos no processo. “Agradecemos a todos que contribuíram de forma voluntária na realização deste Processo Eleitoral que aplicou a risca o que determinava o Edital”, enfatizou.

Ao todo estavam aptas dez candidatas e as cinco que receberam o maior número de votos foram eleitas. Brígida Hobold Buss, Irene Kuhnen Wessler, Charleni Martins Tomaz Bloemer, Adriana Hobold e Sabrina Buss de Souza serão empossadas. Falta definir o local e horário da posse. É a primeira vez em que a eleição acontece de forma unificada no Brasil inteiro.

Resultado final do Processo Eleitoral Conselho Tutelar de São Ludgero:

1ª colocada – Brígida Hobold  Buss – 200 votos – Titular
2ª colocada – Irene Kuhnen Wessler – 158 votos – Titular
3º colocada – Charleni Martins Tomaz Bloemer – 140 votos – Titular
4ª colocada – Adriana Hobold – 90 votos – Titular
5ª colocada – Sabrina Buss de Souza – 68 votos – Titular
6ª colocada – Patrícia Pereira Beza – 59 votos – Suplente
7ª colocada – Ariély Mattos – 47 votos – Suplente
8ª colocada – Daiane Venâncio – 35 votos – Suplente
9ª colocada – Elisabeth Volpato – 10 votos – Suplente
10ª colocada – Letícia Schlickmann Machado – 0 votos – Suplente

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero