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Construção de passarela é iniciada em Capivari de Baixo

Foto: Muriel Albonico/DNIT-SC

Foto: Muriel Albonico/DNIT-SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), dá continuidade nesta semana à construção da passarela no km 326,7 da BR-101 Sul em Capivari de Baixo. Os trabalhos seguem com a cravação de estacas no lado direito da rodovia (sentido Norte-Sul), no bairro Bandeirantes.

Depois de pronta, a estrutura terá 207,27 metros de extensão, contando do início da rampa da rua lateral direita até o final da rampa, na rua lateral direita. Outras três passarelas estão projetadas para o município de Tubarão, sendo uma no km 334,2, no bairro Humaitá (250,74 metros de extensão), uma no km 336, no bairro Morrotes (próximo ao viaduto, com extensão de 251,7 metros) e uma no km 341,8, próximo ao acesso do bairro São Cristóvão (entre os viadutos construídos, com 207,25 metros).

Todas as estruturas terão guarda corpos laterais, com 1,12 metros de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras. As passarelas serão construídas próximo de viadutos e outras passagens de pedestres, acrescentando mais equipamentos de travessia segura aos já construídos ao longo da duplicação da rodovia. Do km 300 ao km 465 foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 16 passarelas.

As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para estes transporem as oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto a BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.

O lote de obras complementares contará ainda com 5.875 metros de novas vias laterais, em seis trechos entre o km 300 ao km 329,9, uma nova ponte e adequação da ponte em que circula o fluxo de sentido Sul-Norte, no Rio Capivari (km 329,9), recomposição de 1.080 metros de pista no Morro do Formigão, construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas), em vias laterais do bairro São Cristóvão e a construção de uma passagem inferior para veículos no km 338,9, para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, em Tubarão.

Duplicação, para pedestres – A instalação do conjunto de equipamentos para trânsito de pedestres, como passarelas e passagens inferiores, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Com a execução de passarelas e passagens inferiores de pedestres, são instalados dispositivos que complementam a segurança na travessia de pessoas, como as faixas de pedestres, calçadas e sinalização vertical indicatória.

Além dos equipamentos de travessia, o DNIT/SC implanta faixas para pedestres em vias laterais nos segmentos duplicados da BR-101 Sul/SC. Nestes trechos, há concentração urbana e movimentação de pedestres, fazendo-se necessário a instalação destes dispositivos. Há faixas de pedestres em ambas as vias lindeiras, paralelas a BR-101 Sul, sempre anteriormente aos vãos inferiores de viadutos e saídas de passarelas ou passagens inferiores de pedestres, onde há fluxo de veículos.

Fora das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo DNIT/SC e acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), e tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC