Geral

Construção do Inova SC em Criciúma e a revitalização do Rio Mãe Luzia pautam reunião em Florianópolis

O deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro, e o diretor do Iparque, Marcos Back, trataram o assunto com o presidente da Fatma e com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável

Foto: Filipe Casagrande / Comunicação Dep. Luiz Fernando Vampiro

Foto: Filipe Casagrande / Comunicação Dep. Luiz Fernando Vampiro

A construção do Centro de Inovação, o Inova SC, em Criciúma, e o projeto de restauração e revitalização do Rio Mãe Luzia foram pauta de reunião articulada pelo deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, com o diretor do Iparque da Unesc, Marcos Back, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick e o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, nesta quarta-feira (5), em Florianópolis.

Segundo o deputado Luiz Fernando Vampiro, a burocracia da doação de terreno para a construção do Centro de Inovação foi vencida e o local já está apto para receber o empreendimento. "Demorou, mas conseguimos avançar esta etapa que estava amarrada pela burocracia. Agora aguardamos a construção deste importante instrumento que vai incentivar a indústria de energia limpa/tecnologia no Sul do Estado", disse.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com a liberação do terreno no Iparque será possível avançar no projeto executivo da obra. "Com o projeto executivo concluído, podemos abrir a licitação para construção de mais uma unidade do Inova no Estado", disse Chiodini. O custo da obra de 3,8 mil metros quadrados está orçado em aproximadamente 7 milhões de reais.

Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia

Durante o encontro, o diretor do Iparque, Marcos Back, pediu apoio político para o projeto de restauração e revitalização do Rio Mãe Luzia. "Criamos um Fórum permanente com a participação da Unesc e representantes das cidades de Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá e Treviso para discutir ações de melhorias neste rio. Mas sem o apoio do poder público, será difícil colocar os projetos em prática", comenta.

Na avaliação do deputado Vampiro, esta solicitação reforça os anseios da comunidade em recuperar os espaços ambientais degradados e transformá-los em novas áreas de lazer com um ambiente saudável. "Antigamente, o crescimento a qualquer custo não valorizava o meio ambiente. Hoje, o nosso desafio é recuperá-lo", pontua o parlamentar. Para o secretário Chiodini, a saída para executar este projeto é inseri-lo no fundo de compensação da região.

O Rio Mãe Luzia nasce no município de Treviso, passando, aproximadamente, nove quilômetros distantes do centro de Siderópolis, percorrendo as áreas centrais das cidades de Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá. Quando se junta com o Rio Itoupava forma o maior rio da região sul-catarinense: o Rio Araranguá.

Colaboração: Filipe Casagrande / Comunicação Dep. Luiz Fernando Vampiro