Geral

Construção do túnel subaquático entre cidades de SC ganha novo capítulo

Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável promete revolucionar transporte intermunicipal entre Itajaí e Navegantes

O Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (PROMOBIS) ganhou nesse mês um novo capítulo. A Câmara de Vereadores de Navegantes aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2023, do Executivo, que “dá vida” ao projeto.

Segundo a Câmara de Vereadores, além de autorizar o consórcio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) a buscar financiamento junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o projeto também confere ao município de Navegantes a possibilidade de participar dessa operação, contribuindo com uma contragarantia proporcional ao investimento.

O projeto deve contemplar três frentes distintas, cada uma contribuindo para uma mobilidade mais eficiente e ecologicamente responsável: um sistema de Transporte Coletivo Regional interligando os 11 municípios da AMFRI com veículos elétricos e reurbanização de vias, o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar. Projeto deve seguir para sanção do prefeito.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Túnel subaquático Itajaí-Navegantes: conheça esse projeto bilionário

A criação do túnel subaquático Itajaí-Navegantes foi idealizada por um consórcio da Associação Municipal da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) formado por três municípios: Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

O orçamento dessa obra gira em torno de R$ 629 milhões. Desse montante, R$ 514 milhões serão liberados pelo Ministério da Economia, e o restante será subsidiado pelos municípios envolvidos no projeto.

A previsão para a conclusão das obras é até 2028

O túnel será construído sob o rio Itajaí-Açu e será mais uma opção para a realização desse trajeto que, atualmente, é feito apenas através de balsas entre Itajaí e Navegantes.

Juntas, essas cidades somam mais de 300 mil pessoas, sendo esse o público que mais deverá se beneficiar com o túnel imerso.

Já os navegantes do rio Itajaí não precisam ficar preocupados, pois o empreendimento não vai afetar ou atrapalhar o fluxo de embarcações, tão popular na região já que a profundidade do túnel será de 23 metros.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+