Geral

Consumidor deve ter cuidado na compra de peixes para semana santa

Em plena Semana Santa, aumenta consideravelmente a procura por pescados nos supermercados e peixarias da região. Mas, antes de comprar, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente porque o produto é de fácil e rápida deterioração.

Por ser bastante consumido nesta época do ano, é preciso tomar algumas precauções quanto à compra. Segundo a coordenadora do Procon, Janete Lisboa, o consumidor deve estar atento às condições de higiene do local, bem como a forma com que os pescados são armazenados e acondicionados.

“Além disso, deve escolher atentamente o pescado. O peixe deve estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade”, orienta Janete.

No que se refere aos frutos do mar, como o camarão, por exemplo, ela explica que devem ser firmes e com a carapaça presa ao corpo. “É necessário verificar o odor, que deve ser característico do produto, sem ser forte demais. No caso de lulas e polvos, o consumidor deve adquirir os de cor mais clara, pois estarão mais frescos”, ressaltou Janete à reportagem do Jornal Diário do Sul.

Com as orientações, reforça Janete, podem ser evitados problemas de saúde, como intoxicações alimentares. “Em caso de dúvidas ou quaisquer irregularidades em estabelecimentos que comercializem os pescados, o consumidor deve procurar a vigilância sanitária”, acrescenta a coordenadora do Procon.