Cultura

Contaminações entre Arte e Literatura são temas de debate no Ventilação

Fabio Morais e Regina Melim apresentaram projetos com textos em suas produções artísticas

Mais um evento do projeto "Ventilação: Processos Artísticos em Debate" foi realizado na noite desta terça-feira, dia 10. Desta vez a conversa trouxe à discussão obras que põem em relação a arte e a literatura. Os artistas Fabio Morais e Regina Melim abordaram um pouco do que está por trás de suas produções. 

"Eu me considero um escritor, mas um escritor nas artes visuais", comentou Morais. O artista busca trazer para suas obras o texto, a linguagem, elementos da arte, unidos também a espaços arquitetônicos ou apropriados em objetos.  

"Minha vontade de escrever não é de criar personagens ou romance. Eles têm suas regras.  Tenho vontade de trabalhar materialmente o texto", explicou Morais, que criou o termo "Literartura".

Regina Melim, doutora e professora da UDESC, falou um pouco do projetos de ensino como Projetos Artísticos desenvolvidos na universidade. Um deles foi o "Hay en Portugués?" criado com objetivo de difundir textos significativos para a arte contemporânea, que ainda não foram traduzidos para a língua portuguesa. Na ocasião o público pôde apreciar alguns desses trabalhos.  

Próximo evento: 

Nesta quarta-feira (11), o projeto "Ventilação" recebe os artistas Alexandre Sequeira e  Julia Amaral. O evento é realizado a partir das 19h30min, no auditório do Sesc, em Criciúma. 

Colaboração: Mariana Noronha

[soliloquy id=”155928″]