Geral

Coorsel monitora rede de energia por meio de sistema unificado

O Supervisório da Rede Elétrica conta com vários equipamentos tecnológicos

Divulgação/Coorsel

A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural conta com um Supervisório da Rede Elétrica que contribui com o monitoramento de todo o sistema elétrico. Para isso, a Cooperativa utiliza equipamentos como o diagrama unifilar, os religadores automáticos, os reguladores de tensão, além de conseguir verificar os clientes do grupo A e as medições de suprimento.

Confira como cada equipamento contribui para uma ótima prestação de serviço aos associados da Coorsel:

  • Religadores telecomandados: dá acesso em tempo real as grandezas elétricas (tensão, corrente, potências), além de contar com comandos à distância de fechar e abrir, entre outros. São equipamentos inteligentes, que detectam um problema na rede e abrem. Sendo um defeito transitório, ele religa automático. Persistindo o defeito, reabre e permanece aberto. Tudo isso o operador do COD consegue visualizar no Supervisório e tomar as decisões.
  • Regulador de tensão: a Coosel tem quatro instalados na rede elétrica, mas somente um com acesso à distância. Conseguimos visualizar as grandezas elétricas de entrada e saída, além da possibilidade de ajustar pelo computador a tensão de saída.
  • Clientes do Grupo A: são grandes consumidores, classificados no Grupo A, onde pagam energia (kWh) e demanda (kW), onde a demanda precisa ser contratada. Temos um total de 27 ativos, ao qual todos têm telemedição à distância, sendo monitorados 24 horas. Alguns desses consumidores colocamos no Supervisório para visualizar as grandezas elétricas, principalmente a tensão que está sendo entregue e se está ou não adequada.

Divulgação/Coorsel

Com esses equipamentos, a Coorsel pode conseguir várias informações importantes, pois tem acesso ao valor da tensão no suprimento (onde se compra), acesso a esses valores no meio do trecho e também em algumas situações, no final da rede elétrica. Para melhorar ainda mais o Supervisório, a Cooperativa também implementou a visualização das grandezas elétricas nos pontos de suprimento. Assim é possível visualizar a potência ativa, reativa, tensões das fases A, B, C e correntes nas fases A, B, C no início dos quatro alimentadores.

Divulgação/Coorsel

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Coorsel encerra 2019 com mais de R$ 2,3 milhões investidos em infraestrutura

Além disso, a Cooperativa ainda renovou a frota em um investimento de aproximadamente R$ 700 mil

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)