Geral

Corpus Christi é celebrado com procissões nas cidades da região

A data lembra a instituição da Eucaristía por Jesus Cristo. Exatamente por isso, os temas que ornamentam os tapetes são ligados à Eucaristía

Todas as paróquias da região já estão preparadas para realizarem as procissões de celebração ao Corpus Christi. A data lembra a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo. Exatamente por isso, os temas que ornamentam os tapetes são ligados à Eucaristia, com imagens de hóstias, de cálices, de pombas brancas em representação ao Espírito Santo, entre outros símbolos.

Em Lauro Müller, a procissão acontece a partir das 15 horas, saindo de fronte a Unidade de Saúde do Bairro Sumaré, percorrendo as ruas Flávio Righetto e Alexandre Doneda até chegar à Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria. “É uma data sublime que a igreja católica celebra todos os anos. Começa logo cedo com a preparação dos tapes. É muito bonito ver todas as pessoas interessadas, trabalhando juntas, procurando fazer o melhor possível”, ressalta padre José Aires, pároco de Lauro Müller. 

Já em Orleans, o ato religioso, começa com missa celebrada na Igreja Matriz Santa Otília, às 15 horas. Em seguida os fiéis sairão em procissão e irão passar pela Praça Celso Ramos, seguindo pelas ruas Aristiliano Ramos, José Antunes Matos, Miguel Couto, José Tomaz da Silva e Alexandre Sandrini até chegar em frente ao prédio do INSS, onde serão feitas orações para encerrar a cerimônia.

Conforme o vigário da paróquia de Orleans, Padre Márcio Martins, em três altares que serão instalados ao longo do trajeto os fiéis poderão depositar remédios e roupas que serão doados às pessoas carentes.

Em Treviso, conforme o cronograma da Paróquia Santo Alexandre, será celebrado às 9h30min missa na igreja matriz e em seguida procissão ao redor da praça central.

A tradição de confeccionar os tapetes mobiliza as comunidades. No período da manhã, os tapetes são montados com serragem, muitas delas tingidas, para poder dar forma e cor às imagens. As procissões de Corpus Christi são uma tradição que remontam ao século 13, na Europa, e vieram para o Brasil trazidas pelos portugueses.