Esporte

Craques do Amanhã: atletas orleanenses chamam atenção do Hercílio Luz e Atlético Paranaense

Foto: Divulgação

O projeto Craques do Amanhã, desenvolvido há dois anos em Orleans, alcança excelentes resultados. Os atletas chamam atenção de times de fora, como o Hercílio Luz, de Tubarão, que conta com a atuação de cinco orleanenses, e do Atlético Paranaense, que mantém seis meninos em monitoramento.

No campeonato regional de futebol da Liga Urussanguense de Desportos – LUD, um dos maiores de categorias de base de Santa Catarina, os representantes da Cidade das Colinas foram vice-campeões na chave B pela Sub 11 no ano de 2017 e, neste ano, brilham em campo novamente, disputando a liderança em todas as categorias.

No Sub 13, é o primeiro colocado do Grupo B e a equipe que lidera em número de pontos, com 21 no total. Da mesma forma no Sub 15, sendo a 1ª equipe do Grupo B, com 17 pontos, a maior pontuação da categoria. O time do Sub 11 também se destaca, sendo o 2º colocado do Grupo B, com 16 pontos.

  • WhatsApp Image 2018-08-14 at 22.33.04
  • WhatsApp Image 2018-08-14 at 22.32.31
  • Craques do Amanhã: atletas orleanenses chamam atenção do Hercílio Luz e Atlético Paranaense

“Iniciamos durante esse ano torneios externos de categorias de base Sub 9, Sub 12 e Sub 14 para que os atletas continuem desenvolvendo suas habilidades e adquirindo experiência nas disputas de maneira ativa. Realizamos, no dia 29 de julho, o 1º Torneio de Futebol nas Categorias de Base 2018, com participação de vários clubes, como Armazém, Içara, SAPFESC (Sindicato dos Atletas de Futebol de Santa Catarina) e Projeto Bola Frente, reunindo mais de 300 crianças”, contou o idealizador do projeto, Jaci Ribeiro.

Segundo ele, os esforços são diários, mas a dedicação de cada participante e também dos familiares dos atletas são a maior recompensa recebida. “A ideia surgiu em 2016, tendo como necessidade envolver nossos filhos com a prática sadia de esporte e convívio com outras crianças, tendo em vista que a era do celular e de jogos eletrônicos fez com que eles se isolassem, perdendo o interesse por atividades em grupo”, contou.

“O projeto Craques do Amanhã faz parte da minha família, dedico boa parte do meu tempo em prol destes meninos. Cuidando desde os uniformes, fichas de inscrição, mensalidades, documentação e demais atribuições, sempre com muito amor e dedicação”, completou Alexandra da Silva, esposa de Jaci e uma das responsáveis pela administração.

O projeto é mantido por meio de mensalidades e eventos realizados pelos “Pais de apoio”, além de arrecadações e contribuição de empresas que incentivam o esporte. O Vilson Centro Esportivo, onde ocorrem os treinos, e o Centro Sociocultural ProArt também são grandes apoiadores da iniciativa. A Prefeitura de Orleans disponibiliza um educador físico, um estagiário e ônibus para transporte dos atletas até os locais dos jogos.

Foto: Divulgação

Uma novidade lançada neste ano foi o futebol feminino, que iniciou com um time de mães e familiares dos atletas, culminando hoje na formação de times de meninas com idade entre 6 e 15 anos. Aproximadamente 180 crianças e adolescentes, divididas em cinco categorias – Sub 7, 9, 11, 13 e 15 – são atendidas pelo projeto Craques do Amanhã, que conta com uma equipe multiprofissional à disposição.

Entre eles, professor de Educação Física, ex-atletas profissionais, três técnicos, dois psicólogas, massoterapeuta, contadora. Todos os profissionais conciliam tais atividades com seus trabalhos diários. Por este motivo, os treinos são realizados no período noturno. O grupo “Pais de Apoio” também contribui diariamente para o desenvolvimento do projeto.

Foto: Divulgação

A união de todos os esforços resulta em inúmeros benefícios aos atletas. “Em dois anos de projeto, observamos uma evolução enorme no aspecto pessoal e social dessas crianças. Na parte técnica, podemos observar visão de jogo, habilidade em grupo, resistência física e finalizações excelentes, que contribuem para todos os nossos resultados. Os meninos que perdiam de goleadas, hoje entram em campo de cabeça erguida, jogando de igual para igual com muitos clubes fortes de nossa região. Adquiriram confiança em si mesmos. Além disso, divertem-se praticando atividade física, tendo contato com outras crianças e aprendendo muito sobre os ensinamentos que o futebol tem lhes proporcionado. A boa conduta destes meninos tem tido reflexo dentro da escola e também na sociedade”, ressaltou Jaci.

Foto: Divulgação

Os acompanhamentos com as duas psicólogas do grupo também fazem a diferença na formação do caráter. “Nosso papel enquanto psicóloga é auxiliar as crianças a trabalhar em equipe, sabendo se colocar no lugar do outro, tenho respeito mútuo, aprendendo a controlar as emoções e tendo autocontrole. Desenvolvemos tolerância e aprendemos a lidar com as frustrações. A importância de as crianças participarem de um projeto como esse é visível, emocionante e nos inspira a dar sempre continuidade”, afirmou a psicóloga Tatiane Volpato.

“Em poucos anos de funcionamento, podemos ver a evolução desses meninos. Como atletas, cidadãos e seres humanos. Jogar futebol não tem apenas seu lado técnico, mas também competitivo, que faz com essas crianças aprendam a lidar com os obstáculos da vida diária, os ganhos, acertos e percas. Nos tornamos amigos, colegas e torcemos para que cada menino que faz desse projeto tenha um futuro brilhante, com caráter e honestidade”, acrescentou a psicóloga Vanessa Alexandre Tezza.

Matricule-se – Os interessados em participar podem obter mais informações através dos telefones (48) 99680-0189 (Jaci) e (48) 9916-37930 (Sandra). A idade mínima para se inscrever é a partir dos cinco anos. Os treinos são realizados durante toda a semana, no Vilson Centro Esportivo, localizado no bairro Corridas, em Orleans. Confira os horários:

Foto: Divulgação

É possível acompanhar os jogos pelo canal do Youtube e pela página no Facebook. Todos os lances e partidas são registrados por Alexsana Durigon, responsável por confecção e publicar todos os conteúdos relacionados ao projeto.

Confira o vídeo:

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Escola Ângelo De Luca bate próprio recorde em campeonato de cubo mágico em Criciúma

O palco do Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, foi ocupado por aproximadamente 60 alunos da rede municipal de Educação de Criciúma, neste sábado dia (24). O cubo mágico foi a atração que encantou o público.

Prefeitura de Orleans atenderá em horário diferenciado durante a Copa do Mundo

Prefeito assinou decreto que estabelece o expediente dos órgãos, entidades, fundações, autarquias e entidades ligadas à Administração Municipal.